A pandemia pegou a todos nós de surpresa. Muitos de nós achávamos que seria um a dois meses de isolamento, mas após um ano ainda estamos sentindo os efeitos e consequências do “fique em casa”.
Na verdade, ainda estamos aprendendo a lidar com o momento tão difícil enfrentado pela pandemia. Através do tempo de convivência reclusa, aprendemos algumas lições que estão listadas abaixo:
– Empatia: A pandemia deixou claro que cada gesto individual tem um impacto muito grande no bem-estar coletivo. Especialmente o ajudar um ao outro, vizinhos, idosos, aos que são mais vulneráveis, expandindo as nossas fronteiras de cuidado e preocupação para até pessoas que nem conhecemos. A solidariedade tomou conta ainda mais dos nossos corações. Doando, prestando ajuda, enviando palavras de apoio, elevando nossas orações à Deus.
– Valor aos relacionamentos: Nunca sentimos tanta falta de pessoas junto a nós. Saudades de cumprimentar e abraçar de forma calorosa, estar lado a lado nas mais diversas situações, não ter que assentar tão longe uns dos outros. Quem mora com outras pessoas experimentaram a importância de manter os relacionamentos de maneira saudável, que nos fizeram permanecer apoiando uns aos outros. Já quem mora sozinho aprendeu o que é saber que tem amigos, mas não poder encontrá-los. Um grande aprendizado em como manter os relacionamentos saudáveis através do virtual, dos recursos tecnológicos e dos momentos apenas ouvindo a voz do outro.
– Valorizar mais momentos especiais: Um destes momentos importantes é a família. Na correria do dia a dia, acabamos deixando de lado momentos que são valiosos. Brincar com os filhos, cozinhar, arrumar a casa, passar tempo juntos. O isolamento forçado proporcionou momentos em família inesquecíveis que estavam sendo deixados de lado. Valorizar esta instituição chamada família foi um dos maiores aprendizados, seja através da convivência forçada, passando pela saudade do reencontro, até pelas muitas perdas ocorridas neste período. No momento certo poderemos voltar ao novo normal, com a compreensão de que precisamos manter a família forte, baseada em relacionamento saudáveis, tendo a boa consciência da sua importância para todos.
Ao vivermos o “novo normal”, espero que estas lições fiquem gravadas em nossos corações e mentes, para sermos uma sociedade mais humana e abençoada por Deus.