Nekokurage (nome verdadeiro Erika Ikeda), criadora da adaptação em mangá das novelas leves The Apothecary Diaries, foi indiciada pelo Departamento Regional de Tributação de Fukuoka em 29 de fevereiro por suspeita de não declarar aproximadamente 260 milhões de ienes (cerca de US$ 1,7 milhão) em renda e evadindo cerca de 47 milhões de ienes (cerca de US$ 310.000) em impostos de 2019-2021. De acordo com o National Tax Bureau, o dinheiro evadido de impostos, que inclui os rendimentos obtidos com as vendas de mangá, foi usado para comprar imóveis.
Nekokurage respondeu às acusações no Twitter, alegando que negligenciaram suas declarações fiscais por ignorância. Acrescentaram que pagaram os impostos e taxas em 2022 por não declararem os rendimentos após receberem instruções da administração fiscal. Eles também pediram ajuda a um contador fiscal para preencher as declarações fiscais adequadas. Nekokurage esclareceu que este é um assunto pessoal que não tem nada a ver com o autor original da série light novel de The Apothecary Diaries ou com qualquer outra pessoa envolvida na criação do mangá.
Nekokurage lançou o mangá na revista Monthly Big Gangan da Square Enix em maio de 2017. A Square Enix publicou o 13º volume compilado do mangá em 25 de março.
Natsu Hyūga começou a serializar a história original no site “Shōsetsuka ni Narō” (Let’s Become Novelists) em outubro de 2011. Shufunotomo começou a publicar os romances em volume impresso com ilustrações de Touko Shino em agosto de 2014. J-Novel Club publica a série de romances digitalmente .
A série light novel inspirou um anime que estreou em 21 de outubro com os três primeiros episódios, e foi ao ar por dois cours (trimestres de ano). A Crunchyroll transmitiu o anime conforme ele vai ao ar no Japão e também está transmitindo uma dublagem em inglês. O anime terá uma segunda temporada em 2025.
Fonte: AnimesNewsNetWork, Kyodo News, Nekokurage‘s Twitter Conta