Notícias em Destaque
29/08/2018 – Comunidade contribui com plano de política sobre drogas
Atuação integrada de agentes envolvidos nas ações contra droga, foco nas atividades de bem-estar da comunidade e trabalho intensificado de combate ao comércio de ilícitos, são algumas das sugestões feitas pela comunidade ao Plano Municipal de Política Sobre Drogas de Maringá. O documento, elaborado pela Prefeitura de Maringá, regulará as ações de prevenção e tratamento sobre drogas entre os anos 2018 a 2022.
A consulta pública visou a democratização na articulação das propostas de prevenção e tratamento no município. Pontuadas as contribuições da comunidade, o próximo passo é a avaliação da comissão sobre os temas para, então, aprovação do conselho de política da área e vigência do plano.
A revisão da política sobre drogas no município foi articulada por multissetores do municípios. Estão envolvidos a Defensoria Pública, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa também tem apoio das secretarias de Segurança Pública, Esporte e Lazer (Sesp), Cultura (Semuc), Mobilidade Urbana (Semob), e da Mulher (Semulher).
Plano
O novo plano revisará as ações de tratamento aos usuários e combate à droga no município, com ênfase na preservação dos direitos humanos, redução de danos sociais e à saúde de usuários. As ações, multissetoriais, já estipuladas pelo plano municipal, são pautadas em prevenção, com ações antecipadas para evitar riscos e agravos ao bem-estar humano; tratamento, com foco em mudanças comportamentais e sociais o usuário, sua família e o trabalhador; reinserção social e comunitária de usuários; capacitação, visando a promoção do debate e interatividade entre acadêmicos, gestores e outros grupos ligados à temática; e segurança, com finalidade de viabilizar ações que resultem na prevenção da violência e apoiem a efetiva redução da oferta de drogas.
Saiba Mais
Paulo Gustavo de Lima Ribas – Diretor do Programa sobre Drogas (44) 3221-6441
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá