A Secretaria da Segurança Pública promoverá ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas buscando reduzir o número de acidentes de trânsito nos próximos dias. Com o mesmo objetivo a Secretaria da Saúde vai adequar o fluxo de atendimento nos hospitais e nas UPAs em todo o Paraná.
As duas medidas vão ajudar a estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares diante do aumento dos chamados casos de trauma. Entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2023, foram 13,4 mil ocorrências no Estado, e no mesmo período deste ano, 14,7 mil.
O tema foi discutido na última segunda-feira, 15, em uma reunião entre o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o secretário de Saúde, Beto Preto, para os ajustes finais antes do lançamento da Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito, que deve contar também com representantes municipais e federais.
O objetivo principal é buscar soluções eficazes para reduzir os acidentes de trânsito. Só na Capital foram registradas 7,9 mil vítimas de acidentes em pouco mais de quatro meses.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para aumentar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e da prevenção de acidentes, pouco antes do ‘Maio Amarelo’, mês dedicado ao tema. Isso inclui a realização de campanhas educativas, a fiscalização mais rigorosa das leis de trânsito e o fortalecimento das medidas de segurança.
A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) atuará em ações com foco em motociclistas. “Os motociclistas envolvidos em sinistros de trânsito estão bastante vulneráveis. A ação conjunta entre o Estado, município e órgãos federais visa a sensibilização da importância do tema”, disse o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
Com informações da AEN