O Paraná celebrou na quarta-feira, 17/abr, os vencedores da etapa estadual do 2º Prêmio Educador Transformador, em cerimônia realizada pelo Sebrae/PR em sua sede de Curitiba. Reconhecido como a maior premiação de educação empreendedora do Brasil, é uma correalização do Sebrae, da Bett Brasil e do Instituto Significare para valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do País.
Os vencedores representam as sete categorias da premiação: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educação Superior.
Passando para os Anos Finais do Ensino Fundamental, a iniciativa selecionada vem de Marialva, cidade vizinha a Maringá: o Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt atende mais de mil alunos. Há quatro anos na profissão, o professor Aurélio Prosdócimo tomou como desafio ajudar a provocar transformações na vida de estudantes.
No último ano, ele desenvolveu o projeto “Criatividade e tecnologia: desenvolvendo robôs animatrônicos de personagens favoritos dos alunos – prevenção ao uso de drogas e bullying”, com 30 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que participam da oficina “Robótica primeiros passos”, no contraturno. O projeto foi apresentado na Feira Cultura do colégio e mobilizou a comunidade escolar.
Prosdócimo conta que ideia consolida o objetivo de ir além do desenvolvimento de competências técnicas de programação e de componentes eletrônicos, estimulando habilidades diversas.
“Utilizamos a metodologia storytelling, contação de histórias, com os robôs interagindo entre si. Os alunos transformaram os robôs em seus personagens favoritos, respeitando autonomia, criatividade, protagonismo, construção de textos com falas e oratória, tudo de forma lúdica e sob o tema da prevenção ao uso de drogas e do bullying, sugerido por eles”, explica.
O evento contou ainda com a presença de César Rissete, diretor técnico do Sebrae/PR, e de Rosângela Angonese, coordenadora estadual de Liderança e Educação Empreendedora do Sebrae/PR.
“Saudamos o trabalho fantástico que está sendo feito pelos professores do Estado no fomento à cultura empreendedora. São projetos que têm resultados importantes no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, pensando em mudança de cultura e valores para a vida. Ao todo, foram atendidos 626.196 alunos no Paraná, de todas as séries, em trabalho conjunto que o Sebrae faz com as instituições parceiras”, parabeniza Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Campo Mourão é destaque
O Paraná alcançou marca de 324 inscrições no prêmio, sendo o terceiro Estado com o maior número de participantes, atrás de São Paulo e Minas Gerais. O destaque vem de Campo Mourão, na região noroeste do Paraná: o projeto “Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado”, desenvolvido pelo professor Fabrício Pelloso na categoria Educação Superior, foi o vencedor da etapa regional e vai representar a região Sul na fase nacional da premiação. O projeto já impactou mais 2,5 mil alunos, com mais de 200 pré-incubações e oito incubações.
Com carreira acadêmica de mais de 20 anos e atuando no Centro Universitário Integrado, Fabricio conta que sempre teve como objetivo conectar os alunos à realidade do mercado. Levando esse objetivo em conta, ele ouviu empresários e alunos para descobrir necessidades regionais. O resultado incluiu observações de egressos que gostariam de ter tido uma formação com mais oportunidades para empreender, além de relatos de mais de 30 empresas que reconheciam a boa formação dos estudantes, mas esperavam mais criatividade e características multidisciplinares.
Diante disso, a instituição reviu sua forma de trabalho e criou uma trilha de aprendizagem para alunos durante todo o período da graduação. Foram implantados o “Inova – o concurso de inovação” e a pré-incubadora Integrow, conectada a grandes hubs do País, em que os estudantes recebem mentorias de professores e de consultores do Sebrae/PR, que aplicam o programa Startup Garage.
“Os alunos vivenciam o empreendedorismo e estudam conteúdos na área. Os projetos culminam em um desafio de inovação que é apresentado aos maiores empregadores locais. Os empresários podem se tornar parceiros de inovação, investir nas startups e atuar como mentores. Todos os projetos selecionados pelo Prêmio são excelentes, a expectativa é grande para a etapa nacional. E reforça nossa crença de que a educação, embora tenha percalços, reúne muita gente boa pensando em coisas diferentes para fazer com que a jornada dos alunos seja cada vez melhor”, afirma Fabricio.