Hoje, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil e Adolescentes. Criada pela Lei 9.970 em 2000, a data visa mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Em Maringá a campanha do Maio Laranja é uma iniciativa importante para dar visibilidade a essa causa. Pioneira na criação de uma secretaria municipal de atenção especial à criança e adolescente, Maringá, está realizando diversas ações. Confira abaixo quais.
– Núcleo Municipal de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência;
– Atualização da política de atendimento com a “Lei da Primeira Infância” e com a criação do “Comitê de Gestão Colegiada” da rede de cuidado e de proteção social infantojuvenil.
As medidas buscam assim, ampliar e fortalecer a rede de proteção integral para as crianças e adolescentes.