O momento mais aguardado do ´sim´ e a celebração do amor foi dito em conjunto por mais de 300 casais de Maringá, Astorga, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Paranacity e Sarandi que celebraram neste sábado, 25, o casamento comunitário no Centro de Eventos do Parque do Japão. O evento foi realizado pela Prefeitura de Maringá e o programa ‘Justiça no Bairro Sesc Cidadão’, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Sesc-PR.
A cerimônia foi realizada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, idealizadora do projeto. A celebração contou com todos os ritos tradicionais tais como: troca de alianças, votos de união, bolo de casamento, certidão de casamento assinada e muitas fotos.
“O casamento comunitário é uma celebração do amor, da parceria e do companheirismo. É sempre gratificante ver tantos casais reunidos iniciando um novo capítulo da história. Desejo sempre que seja um capítulo de muito amor e cumplicidade. Esse projeto do Tribunal de Justiça é essencial e promove a concretização dos sonhos das pessoas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
A história do casal Junior Ribeiro, de 52 anos e Elza Ribeiro, de 45 anos, começou por interações no Facebook. Os dois são funcionários públicos, já se conheciam, mas nunca tinham se falado. Após troca de mensagem pela rede social, eles partiram para um relacionamento na vida real onde fortaleceram os vínculos. Mais do que formalizar a união, os dois optaram pelo casamento comunitário para celebrar o amor. “A cerimônia foi linda e passei até mal de tanta emoção. Deus tem dado o melhor para nós, relatou Elza Ribeiro.
O casamento comunitário também foi a concretização do sonho para o casal Laura Ferreira Costa Santos, de 21 anos, e João Oliveira, de 21 anos. Eles estavam juntos há 6 anos e aguardavam pela formalização da união. “Nós estávamos sem dinheiro para pagar pelo casamento e encontramos no projeto uma oportunidade para realizar esse sonho”, afirmou Laura Santos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá