Com a liberação pelo Instituto Água e Terra (IAT) de licença ambiental, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná deu início nesta segunda-feira à obra do chamado Viaduto do Catuaí, no cruzamento da BR-376 com a PR-317, em Maringá. A obra será executada em duas etapas de sete meses cada uma e em nenhum momento os trabalhos afetarão o trânsito de veículos nas duas rodovias.
O viaduto, cujo nome homenageia o empresário Divanir Braz Palma, morto em agosto de 2019, aos 75 anos, começa com a construção de quatro vias marginais no entroncamento. Nesse ínterim, os veículos continuarão usando normalmente as pistas atuais das duas rodovias.
Na segunda etapa, o tráfego de veículos passa a ser pelas vias que serão construídas, enquanto será feito o rebaixamento da BR-376. O projeto prevê ainda construção de passarelas para pedestres na BR-376.
O governo do Estado está investindo R$ 49 milhões em um dos principais pontos de congestionamento em Maringá, tanto para o tráfego local, tráfego quanto para veículos em viagem pela PR-317 ou BR-376, que no trecho urbano é a Avenida Colombo. A situação torna-se caótica nos períodos de safras agrícolas com a passagem de milhares de caminhões carregados com soja ou milho produzidos no nororeste do Estado ou vindo do Mato Grosso do Sul em direção aos portos do Paraná.
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