Consolidar um trabalho de desenvolvimento social e sustentável a partir do voluntariado não é tarefa fácil no Brasil. A cultura da doação no País ainda não é uma prática recorrente em comparação a outras nações. Segundo o World Giving Index 2023 (Ranking Global de Solidariedade), da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o país caiu para a 89.ª posição. Após figurar entre os 20 países mais generosos do mundo, houve queda em todos os indicadores, sendo a mais relevante a de doações para ONGs, que passou de 41% para 26%. A ajuda a estranhos foi praticada por 64% dos respondentes em 2022, contra 76% no ano anterior. O voluntariado, por sua vez, caiu de 25% para 21% no mesmo período.
Uma grande parcela dessas práticas solidárias se deve ao engajamento de empresas na construção de um mundo melhor, por meio de projetos e ações que mobilizam a sociedade. O Instituto A.Yoshii, que completa 18 anos neste mês de junho, é um exemplo de agente transformador social. A entidade sem fins lucrativos, braço social do Grupo A. Yoshii, já envolveu aproximadamente 3 mil voluntários e impactou mais de 30 mil pessoas.
“Temos muito a comemorar, começando pela essência e pelos propósitos do Instituto, além de toda a trajetória de sucesso construída com pessoas comprometidas e projetos respeitados. É importante destacar o impacto da instituição na vida das pessoas ao longo desses 18 anos, com iniciativas voltadas às áreas de educação, cultura e meio ambiente”, ressalta o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.
Histórico Instituto A. Yoshii
A entidade surgiu em Londrina (PR) no ano de 2006 pelo desejo do casal Atsushi e Kimiko Yoshii de promover a cidadania. O primeiro projeto implantado foi o “Criando Arte”, mantido até hoje com oficinas de artesanato sustentável direcionadas especialmente a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
As atividades do Instituto foram ampliadas para regiões onde a construtora tem obras residenciais e corporativas, como Maringá e Curitiba, no Paraná, e Campinas, no interior de São Paulo.
Em 2019, foi lançado o projeto Obra & Arte na capital paranaense, com foco em sustentabilidade. Colaboradores voluntários participam de oficinas que transformam resíduos da construção civil em móveis e peças decorativas, visando à reutilização dos materiais e à redução do impacto ambiental, além do desenvolvimento de novas habilidades dos trabalhadores. Em 2022, o projeto conquistou o apoio do Ministério da Cultura.
De agasalhos a alimentos — Doar Faz Bem
A campanha “Doar Faz Bem” foi idealizada pelo Instituto A.Yoshii com o objetivo de arrecadar itens de higiene e limpeza para doação a entidades sociais nas localidades onde o Grupo A.Yoshii está presente. Ao todo, a campanha abrangeu 27 pontos, incluindo obras e partes administrativas, distribuídos em 10 cidades, beneficiando 13 entidades sociais.
Entre as entidades apoiadas pelo Instituto estão a Guarda Mirim de Londrina, a Fundação da Ação Social (FAS), o Instituto Isis Bruder e a Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA).
Projetos educacionais
O Instituto A.Yoshii tem como objetivo promover ações nas áreas de educação, meio ambiente e cultura. No campo educacional, destaca-se o Projeto Click, iniciado em 2010 como um programa de inclusão digital voltado para os colaboradores nos canteiros de obras. Este projeto é realizado duas vezes por semana ao longo do ano e oferece cursos básicos de informática, oficinas e acesso à internet.
Durante as aulas, os participantes aprendem desde o básico, como ligar um computador e enviar e-mails, até habilidades mais avançadas como pesquisa na internet, familiarização com o sistema operacional Windows, digitação e utilização básica de ferramentas como Word, Excel e Power Point, entre outros.
Implementada em julho de 2021, a iniciativa Canteiro da Leitura já alcançou 21 canteiros de leitura no Paraná e São Paulo, abrangendo as cidades de Londrina, Maringá, Porto Amazonas, Capivari e Curitiba. O projeto visa instalar pequenas bibliotecas dentro dos canteiros de obras do Grupo A.Yoshii, oferecendo livros, revistas e gibis para incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares. Até o momento, o Canteiro da Leitura impactou positivamente mais de 2 mil trabalhadores da construção civil, proporcionando acesso à leitura e promovendo o desenvolvimento pessoal e educacional dentro do ambiente de trabalho.
“Nessas bibliotecas construídas nos canteiros de obra, disponibilizamos mais de 200 exemplares, entre livros, revistas e histórias em quadrinhos. Esses materiais podem ser lidos durante os intervalos de trabalho ou levados para casa, incentivando a prática da leitura em família. A ideia é criar um ambiente acolhedor e convidativo, onde os colaboradores tenham fácil acesso a uma variedade de conteúdos. Diferentemente de um formato itinerante, o projeto permanece nos locais durante toda a execução da obra”, explica a vice-presidente do Instituto A.Yoshii, Ana Carolina Yoshii. Além disso, os colaboradores são incentivados a levar os exemplares para casa, promovendo o compartilhamento com seus familiares e ampliando ainda mais o alcance dessa iniciativa educativa e cultural.
Ações de cuidado e responsabilidade social
O Instituto A.Yoshii promove diversas outras ações significativas, como o reconhecido Soul Love, que consiste em um jantar especial cujos valores arrecadados são integralmente destinados à manutenção das atividades das entidades sociais.
O Projeto Mais Verde, dedicado ao plantio de árvores, tem como objetivo principal fomentar o voluntariado, conectar as pessoas com a natureza, preservar o meio ambiente e proporcionar aos participantes a experiência gratificante de plantar uma árvore, que pode se tornar um marco especial em suas vidas. Além disso, o Instituto promove regularmente campanhas de doação de sangue entre os colaboradores do Grupo, visando aumentar os estoques nos bancos de sangue de Londrina e contribuir para a saúde da comunidade.
Pacto Global
Em 2011, o Instituto A.Yoshii tornou-se signatário do Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a sustentabilidade corporativa globalmente. Por meio deste acordo, a entidade se compromete a difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem áreas como Direitos Humanos, Trabalho digno, Meio Ambiente, e Empoderamento Social, entre outros.
Pelo sétimo ano consecutivo, o Instituto conquistou o Selo SESI ODS, certificação que reconhece práticas em diferentes categorias em todo o Paraná, por atingir as dimensões da inovação e da sustentabilidade social, ambiental e econômica, no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Sobre o Instituto A.Yoshii
Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br.