IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Comitiva italiana virá conhecer projetos tecnológicos londrinenses

Por Erick Matias
31 de outubro de 2024

O desenvolvimento social e econômico londrinense, o programa de industrialização, os avanços tecnológicos e as ações que estão sendo realizadas para o controle e preservação do meio ambiente local vêm se destacando internacionalmente. Prova disso é que uma comitiva de empresários e gestores públicos da cidade italiana de Modena, coirmã de Londrina, visitará empreendimentos londrinenses entre os dias 9 e 13 de dezembro. A visita está sendo coordenada pela Diretoria de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo de Londrina.

Gestores de algumas instituições italianas participaram, nesta quarta-feira (30), de uma reunião on-line (webinar) com parceiros londrinenses para apresentar planos e traçar os objetivos da visita. Da Itália, compareceram representantes da Hera, que opera na distribuição de gás, água, energia e eliminação de resíduos; a aMo, agência de Mobilidade e Transporte Público de Modena, e a AESS, agência para Energia e Desenvolvimento Sustentável. Já do lado de Londrina participaram diretores da Londrina Iluminação, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

O prefeito Marcelo Belinati, acompanhado do vice João Mendonça, deu as boas-vindas aos participantes da reunião e realçou a importância da troca de experiências entre cidades coirmãs. Quem também mandou mensagem foi o prefeito eleito Tiago Amaral, que estava ao lado do vice Júnior dos Santos Rosa. Ele também reafirmou o compromisso de apoiar iniciativas do gênero, já a partir do começo do ano que vem. O prefeito de Modena, Massimo Mezzetti, também participou da chamada on-line e enalteceu a importância de se valorizar iniciativas de desenvolvimento, e sempre em sintonia com o meio ambiente

A proposta, na parceria internacional apresentada entre as partes, é promover ações e oportunidades na área de energia. O plano, denominado International Town Twinning on Energy and Resilience – New OpportunitieS (IL PROGETTO I.N.T.E.R.NOS), objetiva implementar projetos nas duas cidades que atendam a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso será feito através da discussão sobre políticas locais, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras na transição energética, transição digital e combate às desigualdades.

Segundo a diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, trata-se de um primeiro contato técnico entre as partes: “Tem sido frutífera a relação com Modena, após nossa reaproximação em 2022. Eles virão para cá para conhecer nossas experiências e, em 2025, uma delegação de Londrina irá retribuir a visita, para fortalecer e dar andamento a essas parcerias”, salienta.

Para ela, a contribuição técnica entre Londrina e Modena é uma excelente oportunidade para alavancar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico dos dois municípios. “Vamos colocar em prática várias ações, o quanto antes”, destaca.

Para o cônsul honorário da Itália em Londrina, Bruno Veronesi, que também fez parte da abertura dos trabalhos, a cidade paranaense tem uma grande oportunidade de estreitar cada vez mais o relacionamento com Modena. Na sua apresentação, Veronesi lembrou que 40% da população de Londrina é descendente de italianos.

Um dos palestrantes foi o presidente da Londrina Iluminação (LI), Claudio Tedeschi. A companhia londrinense, responsável pela iluminação pública do município, tem dado grande importância para soluções tecnológicas que garantam melhor qualidade de iluminação, redução substancial de consumo e baixa produção de resíduos e descartes, já dentro da política de “Cidades Inteligentes” (smart cities).

Na sua apresentação, Tedeschi lembrou que o parque de iluminação pública de Londrina, que tem 62.707 pontos de luz, já é todo em Light Emmiting Diode (LED). Também destacou os projetos atualmente desenvolvidos pela empresa, como a instalação de iluminação fotovoltaica na rede de iluminação pública (“LED Solar”) e implantação de postes “inteligentes” multifuncionais (inclusive com câmeras de segurança, sinal WiFi, monitoramento meteorológico e outros elementos tecnológicos). Por fim, citou o desenvolvimento de novas soluções em iluminação e tecnologia através do uso do seu laboratório a céu aberto, o maior do Brasil, que fica no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Trabalhamos com um produto altamente desenvolvido, econômico e que respeita o meio ambiente”, salientou.

Outra empresa participante da parceria com os italianos é a Companhia Paranaense de Gás (Compagas). “Estamos contentes em fazer parte dessa iniciativa. Acreditamos no mercado potencial de Londrina e vamos juntos desenvolver essa cidade, tornando-a um modelo sustentável com o fornecimento de biometano a todos os setores de consumo”, salientou o CEO da empresa, Rafael Lamastra Junior.

Quem também faz parte do consórcio Londrina-Modena é o Sinduscon. Segundo a presidente do sindicato, Célia Catucci, o webinar foi uma grande oportunidade para o Sinduscon apresentar as iniciativas de sustentabilidade de suas associadas. “Entre outras ações, destacamos os lançamentos em áreas como o carregamento de carros elétricos e ações de compensação de carbono”, disse.

Conforme a presidente, as apresentações superaram as expectativas diante do imenso potencial de troca de experiências e tecnologias. “Modena possui cases na área de energia renovável. Acreditamos que, com a vinda da comitiva a Londrina, poderemos estreitar laços e prospectar futuras parcerias comerciais”.

Modena – Modena é, desde 1998, uma das 11 cidades internacionais coirmãs de Londrina. Ela tem impressionantes 2.207 anos e fica no norte da Itália. Foi fundada em 183 a.C. e está localizada na parte sul do Vale do Pó, no centro da região de Emília-Romagna, ao longo da antiga estrada romana, a Via Emília. É uma cidade de médio porte, com 185 mil habitantes, e capital da província (estado) de mesmo nome, que tem 700 mil habitantes.

A região é servida por uma importante rede rodoviária, ferroviária e aeroportuária, e ainda é facilmente acessível de bicicleta, pois também é atravessada por ciclovias de longa distância, como a “EuroVelo 7”, que liga o Polo Norte ao sul da Europa. É onde ficam a sede de empresas como a Ferrari, Maserati e outras indústrias tecnológicas italianas de renome internacional. Modena é terra natal do famoso tenor Luciano Pavarotti, falecido há 14 anos. A cidade fica na região italiana com a maior renda per capita daquele país.

Presenças – Participaram do webinar entre Londrina e Modena, além do prefeito Marcelo Belinati e do prefeito eleito Tiago Amaral, os vices João Mendonça e Junior dos Santos Rosa, e o prefeito de Modena Massimo Mezzetti; o secretário de Ambiente, Economia Circular e Transição Ecológica de Modena, Vittorio Molinari; e o secretário de Promoção Econômica e Atratividade, Agricultura e Cooperação, Paolo Zanca.

Também participaram a diretora do Escritório de Relações Internacionais daquela localidade, Antonella Buja, que também é coordenadora de Projetos Estratégicos e Bureau de Projetos Europa, além de Giovanni Franco Orlando e Erica Orrù, da equipe do Escritório de Relações Internacionais de Modena.

O lado institucional dos italianos de Modena e região esteve representado por Asya Bornazzini, especialista em Inovação da HERA; Stefano Reggianini, CEO da aMo e Daniele Berselli, diretora da empresa; e Piergabriele Andreoli, diretor da AESS.

Londrina – Representando Londrina estavam Liz Rodrigues e a coordenadora de Projetos da SeGov, Claudia Prazeres, o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, o cônsul Bruno Veronesi; o CEO da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Rafael Lamastra Junior, a assessora de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, Ana Paula Feitoza, e a presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon), Celia Catussi.

O grupo de Londrina participou das transmissões diretamente da sede do Sinduscon, na Avenida Maringá.

—————————————————————-

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com a diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues, pelo telefone (43) 3372-4031.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Tags: comitivaconheceritalianalondrinensesProjetostecnológicosvira

IMPRESSO

Outros Posts

Plataforma online permite que mulheres solicitem medidas protetivas sem ir na Delegacia
Maringá

Plataforma online do Ampara permite que mulheres solicitem medidas protetivas sem ir na Delegacia

19 de setembro de 2025
Polícia Científica do Paraná faz a convocação de peritos e técnicos em perícia
Paraná

Governo faz a maior nomeação da história da Polícia Científica e dobra efetivo

19 de setembro de 2025
Icaraíma encontrados corpos dos quatro homens desaparecidos
Policial

Encontrados corpos dos quatro homens que estavam desaparecidos em Icaraíma

19 de setembro de 2025
Centro de Maringá (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)
Economia

Maringá registra ‘boa situação fiscal’ em 2024, aponta Índice Firjan

19 de setembro de 2025
Últimas Notícias

BRICS: Brasil anuncia ingreso de Indonesia como miembro permanente

18 de setembro de 2025
Últimas Notícias

Mayra Aguiar anuncia aposentadoria: “fui até onde meu corpo permitiu”

18 de setembro de 2025
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.