Visando estimular o uso de veículos sustentáveis e reduzir as emissões de carbono no Paraná, a Itaipu Binacional vai investir R$ 8,9 milhões na compra de 42 veículos elétricos e mais 42 postos de abastecimento (chamados eletropostos) para prefeituras das regiões Noroeste e Sudoeste do Paraná.
A iniciativa faz parte das ações do programa Itaipu Mais que Energia e está prevista nos convênios assinados nesta semana e na semana passada com quatro consórcios de municípios paranaenses: Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste (Cifra); Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste (Comafen); Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax); e Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).
Os consórcios deverão licitar a aquisição dos veículos, conforme o interesse dos municípios. E todas as especificações técnicas já foram repassadas pela Binacional.
“Basta adequar as informações e publicar o edital de licitação. Quem oferecer o melhor custo-benefício leva o lote. A nossa expectativa é que os veículos elétricos estejam rodando no primeiro trimestre de 2025”, afirmou o gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, João Paulo Bueno do Prado.