Competição online espera atrair 200 mil alunos de 8º e 9º anos
Professores das redes pública e privada de ensino em todo o Paraná estão convidados a fazer a inscrição de seus alunos na nova edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), até o dia 04 de outubro. A competição online incentiva o aprendizado sobre sustentabilidade e o uso consciente da energia elétrica entre os estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, e neste ano espera atrair 200 mil participantes.
As atividades ligadas ao evento têm início já no mês de agosto, com transmissões de aulas ao vivo e a divulgação do conteúdo de base para a competição, que ocorre em duas fases, em outubro. Na primeira fase, os estudantes participam de desafios em formato de jogos digitais, relacionados ao tema da olimpíada. Na segunda fase, são propostas questões objetivas que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE.
A programação ainda oferece um curso gratuito de formação para os professores inscritos, em quatro módulos: “Consumo Eficiente da Energia Elétrica”, “Eficiência Energética dos Aparelhos”, “Eficiência Energética e o Desenvolvimento Sustentável” e “Cuidados no Uso da Energia Elétrica”.
O coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Márcio Biehl Hamerschmidt, ressalta que a competição é uma oportunidade de reforçar a educação para o consumo consciente nas escolas. “A ONEE 2024 promete ser um marco na educação sobre eficiência energética no Brasil. Este é um tema de extrema relevância, se queremos pensar juntos um futuro sustentável”, aponta.
PREMIAÇÃO – A primeira edição da ONEE no Paraná ocorreu em 2022, com o engajamento de 2,6 mil estudantes. Na ocasião, a Copel premiou 306 medalhistas, sendo 78 medalhas de ouro, 121 de prata e 107 de bronze.
Para este ano, está mantida a premiação com medalhas de ouro, prata e bronze. Os primeiros classificados de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da ANEEL, programada para novembro. Além das medalhas, os primeiros classificados de cada estado receberão um notebook. Além disso, todos os medalhistas da ONEE estarão automaticamente qualificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem precisar passar pela 1ª fase.
COORDENAÇÃO – A edição de 2024 da ONEE é organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob a coordenação do Instituto Abradee, e financiada por recursos do Programa de Eficiência Energética administrado pela ANEEL. A promoção tem a parceria das empresas distribuidoras de energia elétrica, entre elas a Copel.
CRONOGRAMA – Espera-se a participação de mais de 3 mil escolas para ONEE 2024, e as inscrições dos alunos de 8º e 9º anos devem ser feitas pelos professores, no site https://www.onee.org.br/. Confira as etapas previstas para o evento:
Inscrições até 04 de outubro
Formação de professores: 22 de julho a 05 de outubro
Provas e Desafios (FASE I e II): 07 a 12 de outubro
Resultado: 25 de outubro, com premiações em novembro