Famoso pelas narrativas policiais de suspense, em textos bem urdidos e queridos pelos leitores, o escritor carioca Raphael Montes é o destaque no primeiro dia da 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro.
Maior evento do gênero no Paraná, a Semana inicia nesta quarta-feira, 7 de agosto, com atrações simultâneas em 27 cidades do Estado. Até o próximo dia 11, haverá muita leitura, autores/autoras, leitores/leitoras, histórias, música, teatro e conversas. Tudo com entrada gratuita.
Neste ano, o autor homenageado é o poeta multimídia Paulo Leminski (1944-1989), que faria 80 anos de idade no próximo dia 24.
No Sesc Maringá, o convidado Montes está confirmado para a palestra “Suspense, Literatura e Imaginário”, quarta-feira, às 19h, no Teatro da unidade.
Ele é conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror. Neste encontro, ele falará sobre a importância do gênero policial na literatura brasileira contemporânea e também sobre como o sucesso das adaptações de seus livros para filmes e séries têm contribuído para consolidação da sua obra.
Ao longo de sua carreira, Montes escreveu os romances “Suicidas”, “Dias perfeitos”, “O vilarejo”, “Jantar secreto”, “Bom dia, Verônica”, “Uma mulher no escuro”, “A mágica mortal” e “Uma família feliz”, todos sucessos de público e de crítica.
Inclusive, o suspense policial “Suicidas” foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013.
Para o audiovisual, Montes escreveu diversos roteiros de filmes, entre eles “A menina que matou os pais” e “Uma família feliz”, que esteve em cartaz nas principais salas do país. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da Warner Bros. Discovery, ‘Beleza Fatal’, e da série “Bom dia, Verônica”, na Netflix (vencedora do prêmio APCA 2020).
Programação
Mas na quarta-feira (7) a programação da Semana Literária Sesc em Maringá começa antes da palestra de Raphael Montes. Confira:
- Interferências poéticas, com Marco Antônio Garbelini. Livre para todos os públicos.
- 10h às 12h – Oficina Literária “Prosa e Poesia em Sala de Aula”, com a escritora Ana Rapha Nunes. Apresentação de estratégias de mediação de leitura, com o objetivo de aproximar os estudantes dos livros, inclusive as crianças que ainda não foram alfabetizadas, mostrando como o professor pode participar do encantamento pelo mundo da leitura. Oficina para Docentes.
- 14h às 17h: Oficina “Curtinhas”, com Érica Paiva – Slam Pé Vermelho. Público a partir de 15 anos.
- 15h às 16h – Bate-papo “Como Nascem as Histórias”, com a escritora Ana Rapha Nunes. Ela conta sua trajetória, seu amor pelos livros e como nascem as histórias que ela escreve. Livre para todos os públicos.
- 17h às 18h: Espetáculo “Memórias de Aninha”, com Majô Baptistoni. Público Adulto/Idoso.
Quinta-feira (8)
- Interferências poéticas, com Marco Antônio Garbelini. Livre para todos os públicos.
- 10h às 11h – Bate-papo com a escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo. Livre para todos os públicos.
- 15h às 16h – Espetáculo “Poetizando Paulo Leminski”. Público a partir de 14 anos.
- 19h às 20h30 – Bate-papo: “Escrever para Existir”, com Socorro Acioli e mediação de Gabriela Tofanelo. A escritora fala de sua mais recente obra, “Oração para Desaparecer”, e sobre escrever e habitar o/no mundo contemporâneo. Livre para todos os públicos. Vagas limitadas.
Sexta-feira (9)
- 9h às 10h – Contação de Histórias “Contadeira, histórias e brincadeiras”, com Cia. Mirabólica. Livre para todos os públicos.
- 9h às 12h – Oficina Conhecendo mais sobre Poesia, com Érica Paiva – Slam Pé Vermelho. Público a partir de 15 anos. VAGAS ESGOTADAS
- 14h às 15h – Contação de Histórias “Contadeira, histórias e brincadeiras”, com Cia. Mirabólica. Livre para todos os públicos. VAGAS ESGOTADAS
- 14h às 16h – Oficina Sons e Versos: Sonorização e Poesias de Paulo Leminski, com CDM Maringá. Livre para todos os públicos.
- 16h às 17h – Aula espetáculo “Costuras Poéticas pelo Fio da Voz”, com Renato Forin. Público a partir de 12 anos.
- 19h às 20h: Bate-papo “Poesia na Oralidade”, com as escritoras Ryane Leão, Érica Paiva e Ana Favorin (Slam Pé Vermelho). Neste bate-papo com Érica Paiva Rosa e Ana Favorin (Slam Pé Vermelho), Ryane Leão falará sobre sua poesia e a busca pela potência poética na voz de mulheres e como a poesia pode ser uma ferramenta de transformação social. Público a partir de 16 anos.
Sábado (10)
- 9h às 10h – Contação de Histórias: Contos, Cantos e Cordel, com a Cia. Maringuari. Livre para todos os públicos.
- 10h às 11h – Lançamento do livro Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre.
- 14h às 15h – Contação de Histórias: Contos, Cantos e Cordel, com a Cia. Maringuari. Livre para todos os públicos.
- 15h às 16h: Bate-papo com os escritores Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes e Jr. Bellé. Público a partir dos 16 anos.
- 16h às 17h – Performance: Também guardamos pedras aqui, com Luiza Romão. A atriz se volta à Guerra de Tróia para discutir a maneira como a literatura ocidental foi erguida sobre a violência, em especial contra a mulher. Uma releitura da Ilíada do ponto de vista feminista. Vagas Limitadas. Retire seu ingresso uma hora antes. Público a partir de 16 anos.
- 16h30 às 17h – Lançamento do Livro; “Retorno ao ventre – mỹnh fi nugror to vẽsikã kãtĩ”, de Jr. Bellé
- 19h às 20h – Show: Quem faz amor faz barulho, com Bruna Lucchesi – Uma homenagem a Paulo Leminski. A apresentação reúne a obra musical deixada por Paulo Leminski. Vagas Limitadas. Público a partir de 16 anos.
Serviço
O Sesc Maringá fica na Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7. Para mais informações, tel. (44) 3265-2750.