Projeto pioneiro, o convênio Bio Favela vai ser implantado em 100 favelas do Paraná. Serão investidos pela Itaipu R$ 24,5 milhões ao longo de 36 meses, o que vai possibilitar atendimento em Curitiba e região metropolitana (60) e outras 40 em cidades estratégicas, como Londrina, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão e Paranaguá.
Objetivos
Buscar a valorização da vida na favela;
promover espaços que permitam aos habitantes das várias favelas do Paraná expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver;
Fortalecer os laços;
Derrubar muros da desigualdade e mostrar que a favela é, em sua diversidade e pluralidade, uma grande potência.
Metas
Uma das ideias é a criação de uma Escola de Negócios da Favela, por meio de uma plataforma digital, e a promoção de cursos de qualificação profissional para 6 mil jovens. A meta também inclui inserir mais 2.100 jovens no mercado de trabalho como aprendizes, por meio de empresas parceiras do Programa Cria que se Cria.
Se pretende oferecer oficinas de arte e cultura para pelo menos 5 mil crianças e adolescentes das favelas contempladas. Também serão promovidas uma formação cidadã e uma imersão comunitária de pelo menos 800 lideranças de favelas, bem como encontros mensais de 5mil mulheres para formação e discussão de temas relevantes e atuais no contexto das realidades e vivências pessoais de cada uma delas.
Por fim, a Itaipu vai apoiar o Natal da CUFA, um evento social que impactará mais de 50 mil pessoas.
Durante todo o mês de dezembro, serão arrecadados alimentos e brinquedos para serem distribuídos nas 100 favelas atendidas por este convênio. Em algumas delas, o Papai Noel preto chegará de helicóptero, para fazer a alegria das crianças e manter o compromisso da instituição em colocar os pretos e moradores de favelas como protagonistas.
Evento
A Itaipu Binacional e a Central Única das Favelas do Paraná (CUFA-PR), representada pelo Instituto Athus, celebram nesta quarta-feira, 7, o convênio, considerada uma das maiores parcerias sociais da história das favelas do Estado.