Agora é pra valer. No Jornal O Maringá você vai ficar por dentro de todos os detalhes das Eleições Municipais 2024 e saber os candidatos a prefeitos e vereadores de Maringá e das cidades da nossa região.
Encerrou-se no último dia 15 de agosto o prazo para o registro dos nomes dos candidatos a prefeitos e vereadores dos municípios em todo o território nacional na Justiça Eleitoral.
Cada registro gera um processo que deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, no qual deve ser analisado se toda a documentação está em ordem, ou seja, se a candidatura atende a todos os critérios legais. É verificado ainda se o candidato ou candidata não incorre em nenhuma hipótese da Lei da Ficha Limpa, por exemplo.
Segundo as regras eleitorais, os juízes eleitorais têm até 16 de setembro para julgar todos os registros. Não raro, contudo, os candidatos que têm o registro negado conseguem manter o nome na urna por meio de liminares (decisões provisórias), enquanto recorrem da negativa.
Após convenções partidárias e registros de candidaturas, começou a propaganda eleitoral. Dia 16 agosto deu início às propagandas eleitorais. Na TV e em rádio a exibição da propaganda eleitoral gratuita vai de 30 de agosto a 3 de outubro. Cidades que tiverem 2º turno (Maringá, pode ter) a propaganda vai de 11 a 25 de outubro.
O cientista político Tiago Valenciano faz um balanço das movimentações das eleições nas cidades próximas de Maringá e também da Cidade Canção. Em Maringá, destaque para a grande redução no número de candidatos à prefeitura que eram de treze nas últimas eleições e agora é de apenas cinco concorrentes e também para o número de vereadores que era de 411 e caiu para 357 candidatos este ano.
Valenciano frisa também que assim como em Maringá, em algumas cidades vizinhas os mandatos estão se encerrando. Casos de Sarandi, Mandaguaçu e Marialva. “Isso acaba podendo evidenciar a entrada de um novo grupo político no poder”.
Apenas cinco
Considerado baixo o número de candidatos que concorrem à prefeitura de Maringá, Valenciano, ressalta dois detalhes, a dificuldade de fazer campanha é uma delas. “Hoje as campanhas eleitorais tem custado muito, a gente teve uma quantidade menor de partidos políticos da eleição passada pra essa. De 35 a gente tem 29 operando no Brasil e esses 29 nem sempre tem o fundo eleitoral interessante para que os candidatos pudessem vir a disputar”.
O cientista político explica que, com a proibição do financiamento empresarial, somente restou para o candidato, a busca por recursos próprios, valores determinados com amigos ou com fundo de financiamento de campanha eleitoral. “Isso acaba reduzindo o número de candidatos. “Alguns candidatos estão buscando outros voos na política. As vezes tem um candidato que está buscando está buscando uma possibilidade diferente na eleição. De repente ele não quer ‘queimar cartucho’ para prefeito para depois perder uma eleição agora e não conseguir ser reeleito como deputado, por exemplo”.
Sem impulsionamento no Google e Youtube…
Veja as principais mudanças para as campanhas eleitorais 2024
- Proibição de impulsionamento de conteúdo no Google e YouTube;
- Está proibido a colocação de placa nos muros, grades e fachadas. Pode somente inserir adesivos, respeitando as métricas estipuladas;
- As últimas eleições, por conta da pandemia ocorreu em novembro e agora voltou ao 1º domingo de outubro;
- Em Maringá, houve a recomposição na Câmara, passando das 15 cadeiras de vereador para 23 vagas.
Eleitor atento
O eleitor deve ficar de olho nas propostas apresentadas e observar a proposta e o cargo: “O candidato a vereador não vai poder prometer que vai fazer grandes obras ou grandes programas. A função dele é legislar para melhorar a cidade e corrigir problemas, fiscalizar as ações do executivo e as indicar propostas e soluções para o prefeito”, exemplifica, Valenciano.
Confira algumas datas das eleições 2024:
Candidaturas femininas e de pessoas negras
Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
Prestação parcial de contas
Partidos, candidatas e candidatos deverão enviar à JE, de 9 a 13 de setembro, a prestação parcial de contas, pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).
A divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, CPF ou CNPJ de doadores e dos respectivos valores doados será feita no dia 15 de setembro.
Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas
Até 16 de setembro, os sistemas eleitorais e os programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras deverão estar lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE, em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.
Prisão de eleitores
A partir de 21 de setembro (15 dias antes do dia da eleição), candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.
Já eleitoras e eleitores não podem ser presos a partir de 1ª de outubro (cinco dias antes do dia da eleição), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.
Irão concorrer a prefeitura de Maringá os seguintes candidatos
Edson Scabora – ‘Pra frente Maringá’ – PSD
Evandro Oliveira – ‘Compromisso com Maringá’ – PSDB
Humberto Henrique – ‘Pra cuidar bem de Maringá’ – PT
Pastor José – ‘Mobiliza’ – PMN
Silvio Barros – ‘O futuro é agora’ – Progressistas
Concorrem a prefeito em Sarandi
Alba Soares – PDT
De Paula – ‘O que é bom sempre volta’ – PSB
Garbúggio – ‘Pra frente Sarandi’ – PSD
Nildão – ‘Compromisso com o futuro’ – Progressistas
Simone Martini – ‘Sarandi merece mais Amor’ – Republicanos
Zinho Machado – PMB
Concorrem a prefeito em Marialva
Andreia Grutner – Federação PSDB/Cidadania
Diego Volpato – Com união construímos o NOVO – NOVO
Edgar Martins – Solidariedade
Flávia Cheroni – ‘A Marialva que a gente quer e merece’ – PSD
Katia Feltrin – ‘Mais trabalho, novas conquistas por Marialva’ – Progressistas
Márcio Peixoto – PRTB
Ricardo Vendrame – AGIR
Concorrem a prefeito em Mandaguari
Batistão – ‘Mandaguari merece mais’ – PV
Celso Martini – MOBILIZA
Cileninho – PP
Enf. Ivonéia Furtado – ‘Juntos com a força do povo’ – PSD
Jorge do Alambique – PDT
MàrciaSerafini – ‘Cuidando do povo, cuidando de Mandaguari’ – PSC
Concorrem a prefeito em Mandaguaçú
Beto dentista – ‘Força e união por Mandaguari’ – PSD
DenilsonCaleran – ‘Para cuidar da cidade. Para cuidar de você”’ – PDT
Gleber Netto – Federação PSOL/REDE
Thiago Medeiros – Avante
Concorrem a prefeito em Paiçandu
Argeu Benites – ‘Pra cuidar da cidade, pra cuidar das pessoas – União Brasil
Ismael Batista – ‘Paiçandu no rumo certo’ – PSD
Tarcísio – ‘Paiçandu voltará a crescer’ – PT
Concorrem a prefeito em Floresta
Professor Zé Roberto – ‘Deus, Floresta e família, acima de tudo’ – Republicanos
Rogério Mendes – ‘Floresta em boas mãos’ – PSD
Concorrem a prefeito em Itambé
Ananias – ‘Um novo tempo, uma nova cidade’ – PSD
Tiu Vito – ‘Unidos podemos mais Itambé’ – Podemos
Zampar – ‘Por uma Itambé melhor’ –MDB
Concorrem a prefeito em Doutor Camargo
Douglas Prado – ‘O trabalho continua’ – PL
Dudu Gobi – ‘Na luta pelo bem do povo’ – MDB
Marcão – PP
Professor Eduardo – ‘Doutor Camargo para todos’ – PSDB
Concorrem a prefeito em Ourizona
Janilson Donasan – ‘Gestão com nossa gente’ – PP
Marcus Magro – ‘A renovação por Ourizona’ – PSB
Fonte: DivulgaCand, com dados consultados até sexta-feira, 16.