Programada para o Teatro Calil Haddad, dentro do espírito “Fora de Centro”, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) já tem os primeiros nomes confirmados para a 11ª edição. O evento será de 11 a 15 de setembro de 2024.
As primeiras atrações foram divulgadas nesta sexta-feira, 23: Elisa Lucinda, Carla Akotirene e Jeferson Tenório.
Lucinda é multiartista brasileira: atriz, cantora, escritora e poetisa. Tem 19 livros publicados, entre poesia e prosa: “O semelhante”, “Eu te amo e suas estreias”, “A fúria da beleza”, “Vozes guardadas”, entre outros, além dos romances “Fernando Pessoa: o cavaleiro de nada, uma autobiografia de Fernando Pessoa”, finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e a coleção “O Pensamento de Edite”. É também autora da coleção infantil “Amigo Oculto”, pela qual ganhou o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ. Ela está programada para o dia 11 de setembro, às 19h, no auditório Sertões, com mediação de Maju Verneck.
Já Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e tem se firmado como uma importante voz no debate público a partir de seus estudos sobre temas como feminismo negro, racismo estrutural, equidade de gênero e interseccionalidade. Publicou “Interseccionalidade” na coleção Feminismos Plurais, organizada por Djamila Ribeiro (selo Sueli Carneiro/Pólen, 2018), e “Ó pa í, prezada!” (Polén, 2020). Na Flim 2024, será dia 14 de setembro, às 20h30, também no auditório Sertões. Mediação de Sol.
E Tenório é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos. Em Maringá, está escalado para o dia 15 de setembro, auditório Sertões, às 17h, com medição de Romi Matos.