O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou os dados quanto à eficiência dos serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sua estrutura física e a quantidade de profissionais. O Paraná teve o melhor desempenho desde 2019 e subiu duas posições, figurando no top 5 nacional.
O ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, coloca o Paraná com nota 3,6 na escala de 0 a 5, ficando atrás de Ceará, na primeira posição, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso, na sequência.
Rogério Carboni, secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, destaca que a tendencia é melhorar ainda mais. “Isso tudo é reflexo de um trabalho conjunto entre o governo e as prefeituras, uma parceria sólida, com destinação de recursos e apoio às gestões, que se refletem nesses índices”, salienta.
Entre os investimentos estão as construções de 32 novos CRAS, além da implementação do Piso Único, que unifica o repasse financeiro aos municípios para serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).