O Paraná vai investir cerca de R$ 43 milhões com recursos próprios na aquisição de 945 mil kits escolares para o ano letivo de 2025. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou que pela primeira vez na história, 100% dos alunos que compõem a rede estadual de ensino vão receber um kit escolar composto por três cadernos, lápis de cor, canetas esferográficas, réguas, apontador com depósito, borracha, entre outros itens.
A compra desses materiais é fruto de uma ata de registro de preço, realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC), homologada em agosto deste ano. O órgão federal reuniu os estados interessados na compra dos itens, o que reduziu o custo total para cada ente federado, que realiza a aquisição de forma individualizada.
A previsão é que os kits sejam entregues em fevereiro, para os alunos dos ensinos fundamental II, médio e profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A logística e distribuição dos materiais será feita pelo Núcleo Administrativo Setorial da Seed.
Dois kits
Serão dois modelos de kits escolares: um destinado ao ensino fundamental II e outro para o ensino médio e EJA. A diferença entre eles é que os alunos do 6º ao 9º ano receberão itens em maior quantidade, como lápis de cor e cadernos.
Mais
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados em julho, o Paraná tem a melhor educação do Brasil, aumentando a nota entre 2021 e 2023, de 4,8 para 4,9 no Ideb do ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais.
No ensino fundamental (anos finais), que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5, liderança empatada com Ceará e Goiás.