As crianças das famílias que estão na Ocupação Dom Helder Câmara, em Paiçandu, comemoram o Dia das Crianças recebendo crianças de fora para conhecerem a vida na ocupação, neste sábado, 12.
A festa começa às 10 horas na Avenida Independência, onde prédios que estavam abandonados havia 10 anos, foram ocupados por cerca de 230 famílias sem teto. Entre outras atividades culturais, haverá apresentação appresentação dos alunos da escola de circo que funciona na ocupação.
O evento será aberto ao público e as crianças da ocupação estão convidando crianças de fora, principalmente nas escolas, para que conheçam como é a vida na ocupação. O objetivo é reduzir o preconceito que elas enfrentam nas escolas, principalmente as de famílias de imigrantes.
Os organizadores do Dia das Crianças na Ocupação querem com isto combater o racismo e a xenofobia, que ainda são muito fortes com relação aos sem teto.
As crianças que aceitarem o convite terão oportunidade de conhecer como funciona uma ocupação. Os próprios moradores vão falar da rotina e do relacionamento em um sistema de cooperativa. Vão falar também do sonho da casa própria que move todos que vivem em um conjunto que foi iniciado com dinheiro público para servir de moradia, vendido e abandonado sem conclusão.
O objetivo é mostrar que também na ocupação a vida é organizada e honesta e qual é a esperança de famílias que lutam por moradia digna.
Veja também