Notícias em Destaque
22/11/2016 – 5º Fórum Municipal debate os novos desafios na construção de políticas sobre drogas
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) está promovendo terça-feira (22) o 5º Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o tema “Novos caminhos no desafio da construção da política sobre drogas”. O evento discute a redução de riscos para além da estratégia técnica propondo novas possibilidades de enfrentamento e cuidados.
Participaram da solenidade de abertura a presidente do Conselho Municipal de políticas sobre drogas, Helena Maria Ramos dos Santos, a gerente do Programa sobre Drogas, Nívea Tuller, o diretor de Programas sobre Drogas e ponto focal do Programa Crack é Possível Vencer, Cleberson Machea Floriano, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Claudiane Fernandes Rosa, a coordenadora de Saúde mental da 15ª Regional de Saúde, Valéria Codato, representando o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Alex Chaves, a coordenadora do Comitê Gestor Interinstitucional, Thais Milhomem, e demais autoridades,
A presidente do Conselho Municipal de políticas sobre drogas, Helena Maria Ramos dos Santos, fez uso da palavra e afirmou que a reunião de profissionais que tratam da temática no Fórum é fundamental para propor melhorias e novas ideias. “Através do Fórum surgem novos desafios e temos que aproveitar a programação para debater as políticas sobre drogas, que vem se consolidando a cada dia. Temos que pensar nesse grupo que está à margem e precisa do atendimento”.
Representando a secretária da SASC, Dina Dolis, a gerente do Programa sobre Drogas, Nívea Tuller, destacou o trabalho e dedicação dos setores que atuam na política sobre drogas. “Muitos são os trabalhos realizados e no Fórum, a cada ano enfocamos uma demanda específica. No ano passado, por exemplo, foi apresentado o projeto Sobriedade no Trânsito, desenvolvido em Curitiba e que foi implantado aqui em Maringá. Então esse é o objetivo do Fórum, trocar experiências e debater projetos”.
Nívea também informou que neste ano 5270 pessoas procuraram atendimento e que, através da parceria da SASC com as comunidades terapêuticas, 90 pessoas foram receberam atendimento gratuito nessas comunidades. “Maringá tem se destacado na política sobre drogas, pois temos uma rede que enfrenta o problema. Hoje o prefeito estará em Curitiba para receber, pela segunda vez, o Prêmio Gestor Público do Paraná com o projeto Papo Legal, entre outros projetos do município”.
A primeira palestra do Fórum foi ministrada pelo doutor Marcelo Niel, com o tema Redução de Danos. Niel é médico segundo-assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, supervisor clínico-institucional da área de psiquiatria e psicoterapia, com mestrado em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorando do departamento de Saúde Coletiva da UNIFESP.
“Agradeço a oportunidade de participar do 5º Fórum e tratar desse assunto importante. A redução de danos cresceu muito na área, mas quem trabalha com dependência e prevenção sabe que é necessário lidar com dificuldades, com a alta taxa de abandono, já que 40% das pessoas em tratamento não concluem, os baixos resultados e o preconceito enfrentado, por isso é importante debater ações de políticas sobre drogas”, comentou o palestrante Marcelo Niel, que ao final respondeu dúvidas e perguntas dos participantes.
No período da tarde o Fórum contará com a presença da Dra. Cristina Corso Ruaro, do Ministério Público de Curitiba, e ainda como os Professores Gustavo e Erika da UEM, que vão trabalhar temas sob a perspectiva da saúde e da justiça.
Termo
Maringá assinou em maio de 2013, o Termo de Adesão do programa Crack é Possível Vencer, do governo federal. O plano local tem articulação com os eixos Cuidado, Prevenção e Autoridade, com participação direta das secretarias de Educação, Trânsito e Segurança, Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
O programa tem como objetivo integrar as políticas de enfrentamento lidando com a prevenção na área da Educação, com o tratamento no serviço de saúde, com o cuidado através da Assistência Social e com o enfrentamento do tráfico na área de Segurança, que formam um comitê.
O Comitê Gestor Interinstitucional tem por objetivo promover a integração entre as políticas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes químicos a partir de estabelecimento de parcerias e diálogos com diversos órgãos e instituições. Também são objetivos, promover a socialização do conhecimento sobre drogas por meio de realização de fóruns, seminários, campanhas, produção de material de prevenção, curso de capacitação, além de diálogos com a rede de atendimento.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá