Clientes de Londrina, Maringá e de cidades da região que estejam em dívida com a Copel agora terão uma oportunidade adicional para evitar o corte no fornecimento da energia. Equipes autorizadas pela concessionária de energia visitarão os clientes para negociar os débitos. O pagamento poderá ser feito de forma imediata, com uso de máquinas de cartão de crédito e débito. A opção pelo uso do cartão também está disponível no autoatendimento das agências da Copel nas duas cidades, e vale tanto para quitar contas já vencidas, como para o pagamento antes do vencimento.
A implantação do trabalho de visita aos clientes inadimplentes iniciou-se por Curitiba e região, a partir do mês de agosto, e ocorre após diversas experiências realizadas em caráter piloto, com bons resultados alcançados. O sistema opera de maneira conectada e gera as contas atrasadas no próprio dispositivo utilizado pelos agentes. São aceitos os cartões das principais bandeiras, nas funções de débito ou de crédito em até 12 vezes. O cliente ainda pode optar pelo pagamento via PIX pelo aplicativo do seu banco, mostrando o comprovante ao agente de cobrança.
A iniciativa converge com o movimento de flexibilização das negociações com os clientes, procurando facilitar o acesso aos serviços da Copel e atender as demandas específicas de cada perfil. De acordo com o gerente de Arrecadação e Cobrança, Thiago Rodrigues Puchta, a solução é positiva para os clientes e para a empresa. “Esta é uma solução que evita o transtorno gerado pelo corte, algo que é indesejado pelo cliente e por nós. Essa nova dinâmica está simplificando e tornando mais eficiente a nossa operação”, define.
O serviço é prestado para a Copel pela empresa contratada Meireles & Freitas, que já possuía experiência na execução da atividade em outros estados brasileiros.
Conheça as regras do corte
Consumidores em dívida com a companhia elétrica estão sujeitos ao corte. A regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que é necessária uma notificação por escrito informando sobre o débito e a possibilidade da suspensão, com pelo menos 15 dias de antecedência. Este aviso é rotineiramente inserido nas contas de luz.
As contas em atraso recebem acréscimo de multa, juros e correção monetária, cobrados na conta do mês seguinte ao pagamento. Quando o corte é inevitável, o prazo para religação é de até 24 horas para domicílios em área urbana e de até 48 horas para áreas rurais, contadas a partir da quitação do débito junto à Copel. A religação pode ser solicitada pelo site, aplicativo de celular ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
Confira a lista de municípios com o serviço disponível:
Almirante Tamandaré, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Floresta, Ibiporã, Itambé, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Paiçandu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rolândia, Sarandi e São José dos Pinhais.