De Agência Gov
Capacitação de Mais de 20 Mil Profissionais para Cuidados no Desenvolvimento Infantil Avança no Brasil
No dia 6 de novembro, o Ministério da Saúde lançou a versão online do curso “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança na Atenção Primária à Saúde (APS)”, com a meta de capacitar mais de 20 mil profissionais entre 2024 e 2025. A formação promove o cuidado responsivo, reforçando a importância dos vínculos saudáveis entre cuidadores e crianças, com foco no desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.
Com inscrições já abertas, a capacitação segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso busca fortalecer laços familiares e incentivar um ambiente saudável para o crescimento infantil, abordando temas como o uso consciente de telas e práticas alternativas às punições.
O lançamento ocorreu durante o II Encontro Nacional com Áreas Técnicas de Saúde da Criança, do Adolescente e de Aleitamento Materno (II Enatcaam), onde representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal discutiram estratégias para a gestão da saúde em nível nacional.
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, ressaltou a criação de um comitê intersetorial de primeira infância, que inclui ministérios e sociedade civil na formulação de políticas públicas: “A Saúde tem um papel essencial e cabe a nós monitorar e avaliar as ações de atenção à primeira infância realizadas pelas equipes de Saúde da Família”.
No encontro, também foram apresentados novos programas, como a Rede Alyne, lançada em setembro, e o Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, criado em outubro. Segundo Sonia Venancio, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças e Jovens, iniciativas de capacitação com universidades, como o curso de estimulação precoce, têm impacto direto na redução da mortalidade infantil e no apoio ao desenvolvimento infantil: “Esse encontro fortalece nossa articulação com estados e municípios, proporcionando estratégias de qualificação especialmente para a atenção primária”.
Para Gisleine Silva, coordenadora de Ciclos de Vida da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o evento reforça o diálogo entre instituições de cuidado infantil, essencial neste momento de calamidade pública no estado.
Seminário Infância Antirracista
Encerrando a semana de atividades voltadas ao cuidado infantil, foi realizada a oficina da Estratégia Primeira Infância Antirracista, em parceria com o Unicef e com apoio do Ministério da Igualdade Racial. A iniciativa promoveu uma reflexão sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, preparando profissionais para enfrentar questões de racismo estrutural na primeira infância.