A partir desta quarta-feira, 11 de dezembro, a Mostra de Filmes Brasileiros – Cinema da Retomada exibirá produções na telona da recém-inaugurada Sala Cine UEM, que fica no campus sede.
A programação geral das mostras passará por diversos períodos do cinema nacional e inclui filmes que percorrem diferentes vozes do cinema brasileiro, explorando temas como o Cinema Novo, produções LGBTQIA+, indígenas e de direitos humanos.
A primeira leva dá foco a títulos do chamado Cinema da Retomada, quando nos anos de 1990 (de 1996 a 2002), após a grave crise que levou ao fim da Empresa Brasileira de Filmes S.A. (Embrafilme) no Governo Collor e também da produção brasileira, ocorreu uma fase de renovação e fomento, nas mãos de diretores como Carla Camurati (“Carlota Joaquina: Princesa do Brazil”) e Walter Salles Jr.
Aliás, a sessão de estreia da mostra na Universidade Estadual de Maringá é justamente com o cineasta por trás do recente sucesso comercial “Ainda estou aqui” (2024). Assim, o Cine UEM exibe “Terra Estrangeira” (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995), nesta quarta-feira, 11, às 19h30.
A sinopse conta que, sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo. O longa-metragem traz uma jovem Fernanda Torres, a mesma atriz de “Ainda estou aqui” (2024).
Depois, em 18 de dezembro, “Auto da Compadecida” (Guel Arraes, 2000), fechando o ano. As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

2025
Em 2025, a Mostra de Filmes Brasileiros – Cinema da Retomada segue com “Bicho de 7 Cabeças” (Laís Bodanzky, 2001) em 8 de janeiro. O filme apresenta a história de Neto, interpretado por Rodrigo Santoro, um estudante que é internado em um hospital psiquiátrico pelo pai, Wilson, interpretado por Othon Bastos, por ter encontrado um cigarro de maconha nos pertences do filho.
Em seguida, “O que é isso companheiro?” (Bruno Barreto, 1997) em 10 de janeiro. O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Serviço
A Sala Cine UEM fica no Bloco 036 (antiga Fadec). As exibições começam sempre às 19h30.