O engenheiro, consultor e colunista da CBN com programas na área de sustentabilidade e meio ambiente Matheus Barros, que já atuou no programa Cidade Empreendedora, do Sebrae e colaborou com cidades do Mato Grosso do Sul na criação de políticas públicas, gestão de resíduos, planejamento urbano e desenvolvimento econômico, será o secretário municipal de Urbanismo e Habilitação da administração Silvio Barros, que começa no próximo dia 1º.
Matheus é o segundo filho do prefeito eleito Silvio Barros (PP), neto do ex-prefeito Silvio Magalhães Barros, sobrinho do deputado federal Ricardo Barros e da ex-governadora Cida Borghetti, primo da deputa Maria Victoria e vai assumir um cargo público pela primeira vez.
Deixando nas entrelinhas que programas de moradia popular terão destaque em seu governo, o prefeito eleito, ao anunciar o filho como secretário, disse que “. “iniciativas que dão certo em outras cidades podem ser positivamente replicadas em Maringá. É o caso do urbanismo colaborativo, por meio do qual a comunidade e a prefeitura decidem, juntas, como ocupar os terrenos públicos de cada bairro”, exemplificou.
Segundo Silvio Barros, “foi o Matheus quem me apresentou grande parte dessas inovações – se referindo a uma iniciativa habitacional que foram conhecer na cidade de Taboão da Serra (SP), na manhã desta segunda-feira -, assim como ele, eu também acredito que Maringá precisa modernizar e democratizar seu planejamento e, principalmente, sua ocupação”.
Silvio afirmou que, além da adoção deste conceito de moradia, a Seurbh também terá a modernização de políticas públicas como desafio.
Veja também