Começou nesta semana a obra para construção de ciclovia na Avenida Guilherme de Almeida. Ao todo, serão implementados 1.270 metros de ciclovia no canteiro da avenida, em trecho que começa no cruzamento com a Rua Ida Tamarozi Petruci, no Jardim Itapoã, até próximo da rotatória no início do Conjunto União da Vitória. Para esta obra, a Prefeitura de Londrina vai investir R$ 530.450,00.
A empresa responsável por executar essa ciclovia é a Otimiza Engenharia e Empreendimentos, de Maringá, que venceu a licitação na modalidade de Concorrência Pública n° 002/2022. O prazo previsto em contrato é de 90 dias para término dos serviços, que incluem escavação e compactação, pavimentação, implantação de piso tátil e passarela em concreto armado, instalação de guarda-corpo e corrimões, além de sinalização e proteção viária.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, lembrou que recentemente a Prefeitura realizou a duplicação da Avenida Guilherme de Almeida e agora, com a ciclovia, as melhorias ao tráfego da região devem beneficiar ainda mais a comunidade que reside naquele entorno. “A duplicação já foi muito importante para essa região que é muito povoada, principalmente no União da Vitória e Nova Esperança, mas estava faltando esse complemento, que é uma alternativa de mobilidade. E agora estamos executando essa obra importantíssima, que vai interligar desde próximo do antigo Pavilon, no cruzamento com a PR-445, até a entrada do União da Vitória”, citou.
Com mais esta ciclovia, Londrina amplia as opções de deslocamento urbano para a comunidade que reside ou trabalha na zona sul, de forma que possam utilizar este transporte de forma segura. O Plano de Mobilidade identificou que a cidade possui 36km de ciclovias existentes e, à época do estudo, outros 6km estavam em execução.
Além de meio de transporte, as bicicletas também são aproveitadas como prática de lazer e esporte, repercutindo também em saúde e bem-estar da população obtido de forma sustentável. “Essa ciclovia vai possibilitar mais um modal seguro a quem reside na região, pois a bicicleta é bem democrática, e eventualmente poderá servir até como pista de caminhada, como ocorre em diversas ciclovias da cidade. É uma conquista importante para a região sul, e mais uma melhoria promovida pela administração do prefeito Marcelo Belinati”, acrescentou Verçosa.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, foi conferir o início da construção dessa ciclovia e ressaltou que é uma obra importante para a mobilidade urbana. “São muitas pessoas que residem ali, é uma região de alta densidade demográfica. E pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos e idosos, utilizam as bicicletas para se deslocar, além dos trabalhadores da área industrial na PR-445. Além da ciclovia, haverá ainda uma transposição para proporcionar ainda mais conforto, segurança e agilidade aos ciclistas”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá