Nesta quinta-feira (31), às 10h, será realizada uma palestra sobre Perspectivas e Desafios para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o diretor da instituição de ensino, Carlos Lenuzza. Foram convidados coordenadores de 20 polos de municípios do Paraná, para participar da ação que acontecerá no auditório da Unopar/Pitágoras, na Rua Edwy Taques de Araújo, 900. Qualquer pessoa pode participar da palestra, gratuitamente, mediante inscrição prévia pela internet, aqui.
A iniciativa contará com a presença do secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que fez a articulação para a realização da palestra; a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e a coordenadora do Polo UAB Londrina, Joice Baldassarre. A deputada federal, Luísa Canziani, também recebeu o convite para participar.
Foram convidados, ainda, os coordenadores dos Núcleos de Educação à Distância (NEADs) e das Instituições de Ensino Superior (IES), entre eles Maria Aparecida, do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/ UVPR); Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Beatriz Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Josymayre Novelli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e Cezar Cardoso, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O secretário de Governo, Alex Canziani, contou que objetivo da palestra é discutir, com os coordenadores dos polos dos municípios paranaenses, de que forma é possível ampliar a universidade e quais melhorias podem ser implementadas. Ele também lembrou que a UAB possui uma rede de polos no país, com cursos de graduação e de pós-graduação, através das universidades estudais e federais. “Londrina tem o privilégio de ter um polo como esse, na região norte da cidade, ofertando diversos cursos importantes. Por meio da UAB, temos uma universidade pública dentro do Cinco Conjuntos, atendendo milhares de estudantes”, frisou.
De acordo com a coordenadora do Polo UAB Londrina, Joice Baldassarre, é fundamental discutir as perspectivas e desafios para a UAB, visto que o momento atual tem trazido muitas novidades no Ensino a Distância (EaD). “Temos obtidos visibilidade e confiança nessa modalidade de ensino na sociedade, pois o programa UAB tem mostrado o seu valor a cada aluno formado. Inclusive, temos testemunhos de vários servidores públicos municipais e estaduais que comprovam o valor da UAB/Polo Londrina”, comentou.
Baldassarre também destacou que o Polo UAB Londrina está localizado em uma região estratégica na zona norte. “Há mais de 150 mil habitantes nesta região, ou seja, bem mais do que a população de 199 municípios do Paraná. Apesar disso, cerca de 25% da população considerada jovem dessa região não possui ensino superior, o que confirma a importância da universidade neste local”, disse.
A coordenadora da universidade ressaltou, ainda, que cerca de 30 cursos estão previstos para serem realizados por meio da UAB Londrina, entre 2022 e 2024. “O curso de Libras é uma grande conquista, pois houve uma articulação entre os 62 polos, para a realização deste curso, e Londrina foi contemplada, o que representa uma honra para o nosso município. O de Gerontologia também é muito importante para cidade, considerando que somos a segunda população mais idosa do país, e os de Gestão Hospitalar e de Segurança Pública também têm grande valor para o momento. As articulações que foram feitas para esses processos contaram com a participação do secretário Alex Canziani”, apontou Baldassarre.
Sobre a UAB Londrina – A Universidade Aberta do Brasil, polo de Londrina, é resultado de um convênio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Ela oferece cursos de graduação e pós-graduação e utiliza a metodologia EaD.
Atualmente, o polo de Londrina atende 2.598 alunos, dos estados de SP, MG, GO, MS, AM, RJ, MA, RO, BH, PE, RS, e dos países Itália, Argentina e Paraguai. Para o segundo semestre, a previsão é atender mais 225 alunos.
Relação de cursos que serão ofertados, no polo Londrina, entre 2022 e 2024 segundo a CAPES:
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Ciências Biológicas, UEM, 1º Semestre 2024
Ciências Biológicas, UEM, 2º Semestre 2024
Física, UEM, 1º Semestre 2024
Física, UEM, 2º Semestre 2024
Pedagogia, Unicentro, 2º Semestre 2023
Pedagogia, Unicentro, 2º Semestre 2024
Letras, Unicentro, 2º Semestre 2023
Letras, Unicentro, 2º Semestre 2024
Tecnologo em Libras
Licenciatura da Computação, UEL, 1º Semestre 2023
Licenciatura da Computação, UEL, 2º Semestre 2024
Tecnologo em Libras, 1º Semestre 2023
Tecnológo em Segurança Pública, UEPG, 1º Semestre 2023
Tecnológo em Segurança Pública, UEPG, 1º Semestre 2024
Tecnológo em Gestão Hospitalar, UEPG, 1º Semestre 2024
Tecnológo em Gestão Hospitalar, UEPG, 1º Semestre 2023
Tecnológo em Gestão Hospitalar, UEPG, 1º Semestre 2024
Tecnólogo em Gestão Pública, UVPR, 1º Semestre 2023
Tecnólogo em Gestão do Turismo Ambiental, UVPR, 1º Semestre 2023
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
Libras, Unicentro, 2º Semestre 2022
Ensino de matemática no ensino médio, Unicentro, 2º Semestre 2022
Atendimento educacional especializado (AEE), UEM, 1º Semestre 2024
Atendimento educacional especializado (AEE), UEM, 2º Semestre 2024
Educação de Jovens e Adultos, UFPR, 2º Semestre 2023
Formação de Professores de Português como língua Estrangeira, UFPR, 2º Semestre 2024
Tecnologia da Informática na Educação, UEL, 2º Semestre 2022
Especialização em Docência da Educação Infantil, UEPG,1º Semestre 2023
Relações Internacionais para Docentes da Educação Básica, Unila, 1º Semestre 2023
Gerontologia AEE, UEPG, 2º semestre de 2023
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá