Notícias em Destaque
06/09/2017 – Prefeitura promove encontro com voluntários que assistem moradores de rua
Todas as sextas-feiras, integrantes do Projeto Amor, ligado a Igreja Batista da Vila 7, saem as ruas para ajudar pessoas em situação de rua. O grupo distribui marmitas, promove apoio espiritual, oferece banho e uma troca de roupa. Quando necessário, encaminha pessoas para internação, no caso de alguma dependência química, e auxilia na recuperação de documentos.
Para estabelecer maior interação com esses grupos, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou encontro no Albergue Santa Luiza de Marillac para conhecer melhor esse trabalho e viabilizar apoio, de forma a otimizar resultados. A proposta é tornar esses encontros frequentes, para valorizar essas ações.
“Muitos destes serviços acabam fixando os moradores de rua e não promovendo-os. Pretendemos resgatar esta população em situação de rua com ações mais efetivas. Podemos direcionar melhor as atividades, organizar palestras para orientar as abordagens de rua e falar a mesma língua em ações efetivas que promovam estas pessoas”, disse Ederlei Alkamim, secretário de Assistência Social.
Paulo Sérgio Bexiga, do Projeto Amor, explicou que uma das dificuldades é com a manutenção dessas pessoas. “Quando saem de uma internação, por exemplo, precisamos ajudá-las a arrumarem emprego e a se manterem longe das drogas. Geralmente são abandonados pela família”, disse, lembrando que a reintegração à sociedade é um processo bastante complicado.
O coordenador do Centro Pop, Ricardo Brito, explicou a dificuldade de se trabalhar com a pessoa em situação de vulnerabilidade social, que perdeu vínculos com a sociedade. “Qualquer resultado positivo, ainda que pequeno, é comemorado”, disse.A gerente da Cidadania, Eloaci Maria Tavares, comentou sobre os meios legais de proteção básica, média e alta complexidade.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá