O Procon de Maringá fez uma ação especial na quarta-feira (2) com apoio do Grupo de Gestão Integrada (GGI) para fiscalizar agências bancárias da cidade. As vistorias ocorreram devido a denúncias da população, descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e também para verificar o cumprimento dos decretos estadual e municipal em combate ao coronavírus. As secretarias da fazenda, saúde e meio ambiente também participaram destas ações.
Ao todo foram visitados 10 bancos, dos quais três foram autuados por irregularidades flagradas pelas equipes.
“Quando realizamos as operações integradas com outras secretarias, temos resultados mais positivos”, considera a coordenadora do Procon, Patrícia Parra. “Isso demonstra a preocupação da administração com a comunidade. Buscamos sempre a proteção do consumidor e a efetividade na prestação do serviço pelo fornecedor”, disse.
Os gerentes das agências que foram multadas receberam orientações sobre os problemas identificados: falta de um colaborador para fazer triagem ou dar suporte aos clientes que aguardavam em fila única. O correto seriam filas separadas para atendimento prioritário e convencional. O distanciamento social também não foi respeitado na fila e não houve controle do fluxo de pessoas na entrada das agências. As multas serão lavradas no decorrer da semana e os valores variam conforme a irregularidade, tamanho da agência, quantidade de caixas eletrônicos disponíveis, etc.
No ano de 2020 o Procon registrou 20.431 atendimentos com uma taxa de resolução de 96% dos casos. O trabalho de vistoria da qualidade do atendimento e serviços dos estabelecimentos comerciais ocorre de forma permanente. Em 2021 já foram feitas pesquisa de pescados, ovos de páscoa, coletas de amostras de combustíveis para teste de qualidade e fiscalização em supermercados.
CANAIS DO PROCON:
• Denúncias: (44) 98402-0433
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
• Aplicativo Procon na Mão