Criação da Associação dos Pequenos Produtores, sistematização da produção de hortifrutigranjeiros, frutas e produtos alimentícios artesanais, além de fortalecer a agroindústria familiar são algumas das missões que o produtor rural Luiz Henrique Lazzaretti terá pela frente ao aceitar o convite do prefeito de Ivatuba, Varlei Vercezi (Republicanos) e do vice-prefeito Giancarlo dos Santos (PP) para ser o secretário de Agricultura. Ele toma posse no cargo na próxima semana.
Mesmo sendo um município essencialmente agrícola, um dos maiores produtores de soja e de milho do noroeste do Paraná, Ivatuba não tem Secretaria da Agricultura.
“Cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) de Ivatuba vêm da produção agrícola, mas se não fizermos nada tudo continuará como sempre foi”, diz o vice-prefeito Giancarlo dos Santos, o Gian. “Mas Ivatuba pode ser muito mais do que a lavoura branca, porque a agricultura familiar pode contribuir muito se tiver da prefeitura a orientação e o incentivo adequados. E o Luiz Henrique é a pessoa certa para ser este elo entre o pequeno proprietário rural e a prefeitura”.
Segundo Gian, foi pensando assim que o prefeito Verlei e ele montaram a plataforma de trabalho apresentada durante a campanha eleitoral. E Luiz Henrique tem ideias que podem revolucionar a agricultura do município com políticas públicas para os pequenos e para a Vila Rural, que nos últimos anos praticamente perdeu seu objetivo.
O prefeito Verlei Vercezi informou que, embora nunca tenha funcionado, a Secretaria de Agricultura sempre existiu na estrutura da prefeitura de Ivatuba. Cabe à nova administração fazê-la funcionar.
“Com a Secretaria de Agricultura, estamos criando um novo capítulo para o crescimento do campo e o fortalecimento da economia local, garantindo mais sustentabilidade, inovação e apoio aos nossos agricultores”, diz ele.
Varlei e Gian viram em Luiz Henrique Lazzaretti a mente criativa e o compromisso com a produção e sustentabilidade pra promover o desenvolvimento rural que o município precisa. Ele é considerado um produtor dos novos tempos, que optou por atividades sustentáveis, que não desgastam os recursos naturais. Na propriedade de sua família há galpões para a produção de frangos e uma pequena usina de energia solar, que mantém a propriedade e tem o excedente comercializado com a Copel.
Tão logo assuma a secretaria, Luiz Henrique vai promover reuniões com agricultores familiares para criar a Associação dos Pequenos Produtores de Ivatuba, entidade que vai organizar a produção e tratar do escoamento do que for produzido, possivelmente atendendo a merenda escolar e negociando no Ceasa de Maringá.
Veja também