Sair um pouco da rotina doméstica, respirar ar puro, estar em contato com a natureza, fazer novas amizades, conhecer trilhas diferentes, ter a sensação de liberdade e pedalar muito… Essa é a nova realidade de um grupo de ciclismo composto só por mulheres.
O grupo tem menos de um ano, porém tem garra de sobra para superar os desafios, trabalhando não apenas o físico, mas também a mente. Hoje são 30 mulheres que participam ativamente das atividades de condicionamento e habilidade, aprendendo a ter mais segurança quando pedalam sozinhas em trilhas, desafiando seus limites e evoluindo a cada treino.
Segundo a professora de educação física, Ana Paula Casetta, criadora do Pedal delas, a área da iniciação nesse esporte estava carente e necessitava de mais incentivo para tirar a mulherada do sedentarismo. “Resolvi montar o grupo feminino para incentivar e passar minha experiência de ciclismo para todas as mulheres”, disse. A família Casetta inteira pratica o ciclismo: o pai, irmão, primos, a mãe Rose Teodoro (que também participa do grupo e é o braço direito de Ana) e o marido João Vitor que é atleta da seleção brasileira de pista.
Ana Paula nos conta que já conheceu vários países como a Argentina, Bélgica, China, Espanha, França, México, Peru, República Dominicana e Uruguai, chegando a competir 150 km. Ela teve que se reinventar devido à pandemia, pois as viagens e competições que estavam programadas foram canceladas. “Sou atleta profissional há 11 anos. Aproveitei a oportunidade de prosseguir com meus treinos dando aulas como personal bike para adultos e crianças, e ao mesmo tempo realizar o trabalho com as meninas do grupo. Eu também consegui ficar mais tempo com o meu filho João Marcelo, que nasceu em 2019”, afirma.
A dona de casa Priscila Fornazaro buscou o grupo para mudar o estilo de vida. Ela que é mãe de Miguel, 5 anos e Martina, 3 anos, desde o início da pandemia teve que ficar em quarentena dentro de casa se dedicando aos cuidados com a família e as incontáveis tarefas do lar, sentindo a necessidade de praticar algum exercício físico. “Conheci o grupo por meio de divulgação no instagram e gostei muito. “Meu maior percurso até o momento foi 95 km, mas já tenho alguns outros bem maiores programados pra fazer ainda esse mês: de 120 km (rota das catedrais) e 140 km (pedal dos três estados PR/MS/SP). Estou animada, espero conseguir mais essa superação”, declara.
Os encontros acontecem às quartas-feiras com treinamentos de condicionamento físico, habilidade e passeios na cidade. Já aos sábados ocorrem as trilhas, com muita diversão, aventura, enfrentando obstáculos e desbravando novos caminhos…
Para as mulheres fortes, corajosas e empoderadas que desejam participar com suas bikes é só entrar em contato no instagram com @anapcasettaa, fazer a sua inscrição e aguardar o próximo trajeto.