Notícias em Destaque
Semana do Rio inicia palestras para estudantes
Aberta no último domingo e com eventos diários a “Semana do Rio” promovida pela Secretaria do Meio Ambiente teve a primeira palestra nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal, com o Tiago Ribeiro da Costa, da Unicesumar, falando sobre Recursos Hídricos para alunos do Instituto de Educação Estadual e Colégio Tomaz Edison. O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi e o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, prestigiaram a palestra.
Com uma vida dedicada ao ensino, Ferdinandi chamou a atenção dos escolares para a importância de assumirem a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, principalmente da água, um recurso precioso que o Brasil não pode poluir, nem desperdiçar.
O secretário Crispim destacou o foco do prefeito Roberto Pupin no meio ambiente, nas ações ambientais que são desenvolvidas preparando o município para o futuro. “Maringá merece o nome de Capital Ecológica do Paraná pelos cuidados que dedica às àrvores, aos cursos de àgua, aos seus parques naturais que estão entre os mais bonitos do Estado”.
No evento também foram apresentados dois trabalhos de alunos do Tomáz Edison e IEE, sobre a coleta e aproveitamento de águas coletadas das chuvas para economizar água potável. Na palestra o professor e engenheiro agrônomo Tiago Ribeiro da Costa falou sobre poluição, o exaurimento do Rio Pirapó que fornece água para mais de 350 mil maringaenses, citando a importância de preservar também o Rio Ivaí, que será a futura fonte de água potável para toda a região.
O professor exemplificou também a importância da água doce existente com fartura em nossa região, se comparada com a falta de água em outros países onde Israel, por exemplo, dessaliniza a água do mar a um custo de R$ 60 o litro.
MISSA
A programação da “Semana do Rio” prossegue com outra palestra nesta sexta-feira, com o agrônomo da Sudersha Everton Luiz da Costa Souza, que falará sobre “Ciclo Hidrológico” explicando a falta e o excesso de chuvas e de água em diferentes pontos do planeta. No sábado, das 14 às 17 horas, em parceria com o Grupo Escoteiros Cidade Canção, serão distribuídas mudas de espécies frutíferas e nativas no Parque do Ingá. No Parque Alfredo Nyfeller, serão instalados eco pontos para o recolhimento de sucatas eletrônicas.
O encerramento da Semana do Rio será no domingo, às 9h uma missa à margem do Rio Pirapó (Estação de Captação de àgua da Sanepar) seguida pelo plantio de mil mudas de árvores nativas e da soltura de 10 mil peixes para a recomposição da fauna aquática. “Convidamos a comunidade a participar dos eventos da Semana do Rio”, reforçou o secretário Umberto Crispim.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá