Com entrada gratuita, o espetáculo de palhaçaria “Solo Protocolo” (40 min), com Ricardo Gadelha (Niterói-RJ), será apresentado na próxima sexta-feira, 11 abril, às 19h30, no teatro do Sesc Maringá.
Indicado para todas as idades, esse espetáculo mescla palhaçaria, malabares, perna-de-pau e comédia visual.
Criado por Gadelha a partir de improvisações criadas no espaço público, em contato direto com a plateia, “Solo Protocolo” busca através dessa conexão estreita entre artista e espectador, estabelecer uma atmosfera de jogo, entusiasmo e troca.
Oficina
Mas antes do espetáculo, Gadelha vai ministrar uma oficina de palhaçaria: “Para fazer papel de palhaço”. Será na sexta-feira, 11, das 9h às 13h. Acesso gratuito.
Através de jogos de palhaço, dinâmicas corporais e exercícios teatrais, Gadelha facilita um divertido processo de autoinvestigação. Neste curso as(os) participantes vivenciam na prática conceitos da linguagem do palhaço, conhecem técnicas de treinamento, exercitam a disponibilidade para o jogo e a relação, e expandem seus repertórios de palhaçaria clássica e comédia física.
Em “Pra fazer papel de palhaço”. Ricardo Gadelha propõe a criação coletiva de um espaço favorável e acolhedor à expressividade cômica individual.
Com duração de 4h, a atividade é volta para estudantes de artes cênicas, artistas, clientes Sesc e público em geral interessado na arte da palhaçaria. São apenas 15 vagas.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: nayane.schamberlain@sescpr.com.br e ou isabel.bizerra@sescpr.com.br
Artista
Ricardo Gadelha é um artista multilinguagem com uma carreira de 25 anos que abrange palhaçaria, atuação, direção, produção, documentarismo, educação, perna-de-pau e curadoria. Formado em Artes Cênicas pela Unirio e pós-graduado em Educação Artística pela Ucam, Gadelha tem uma trajetória marcada pela versatilidade e inovação. Seu trabalho combina teatro popular, comédia física e audiovisual desde 1998.
Além de atuar, Gadelha dedica-se à arte-educação, ministrando cursos em diversos centros de ensino. Na televisão, apresentou o programa “Catfish Brasil” na MTV e, no cinema, participou do longa-metragem “Os Espetaculares”, dirigido por André Pellenz.
Em 2024, Gadelha celebrou seus 25 anos de carreira com uma temporada inédita em São Paulo, unindo palhaçaria e acrobacias realizadas em um tripé de bambu de mais de quatro metros de altura. Essa performance destaca sua habilidade em mesclar técnicas circenses tradicionais com uma abordagem contemporânea e inovadora.
Gadelha atua como curador do Festival “O Circo Chegou” no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, e foi cocurador da Mostra Picadeiro Móvel 2022 do Sesc RJ.
Serviço
“Solo Protocolo”
Sexta-feira, 11
19h30
Grátis – retirada dos ingressos na Central de Relacionamento 1 hora antes do espetáculo. Sujeito a lotação
Teatro do Sesc Maringá (Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7)
Para mais informações: tel. (44) 3265-2750