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Saiba mais da pavimentação em concreto que pode chegar à Maringá em breve

Por Gabriel Tazinasso
23 de abril de 2025
Paraná já investiu R$ 1 bilhão em obras com pavimento de concreto - Foto: DER

Paraná já investiu R$ 1 bilhão em obras com pavimento de concreto - Foto: DER

A pavimentação em concreto está na moda no Paraná. Com maior durabilidade e segurança, menos emissão de CO2 com redução na média das temperaturas urbanas, alto potencial de reciclagem e garantia do bem-estar animal, esses são alguns dos benefícios ambientais do programa de pavimentação de rodovias com esse material em execução pelo Governo do Paraná.

Ao todo, são 13 diferentes trechos que somam cerca de 340 quilômetros entre projetos concluídos, em execução ou planejados, com investimento superior a R$ 1 bilhão. O Contorno Sul de Maringá deve ser o próximo trecho a ser executado em concreto. Em fevereiro deste ano, o governador Ratinho Júnior, anunciou que as obras na Avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno do Sul) serão de pavimento rígido, ou seja, em concreto.

A pavimentação pode ser a solução para uma das vias mais criticadas e perigosas da região de Maringá. A utilização do pavimento rígido na obra garantirá maior durabilidade das pistas e será o primeiro pavimento rígido urbano nessas condições do Paraná. “O concreto tem a vantagem de ser mais durável, principalmente em trechos com grande aceleração e desaceleração de veículos pesados”, destaca o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes.

O concreto requer uma escavação mínima, diminuindo os custos de movimentação do solo e a produção de resíduos – Foto: DER

A Coordenadora do setor de Licenciamento e Empreendimentos Viários do Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Zilda Romanovski explica que a substituição da manta asfáltica por concreto otimiza a relação entre o meio ambiente e a urbanização.  Cita, como exemplo, o impacto direto no clima. “A claridade do concreto reflete mais luz solar, ao contrário do asfalto, que a retém. Isso faz com que a temperatura de uma pista em concreto, por exemplo, fique na casa dos 36ºC”.

A redução das temperaturas médias é um dos grandes objetivos do Paraná em tempos de mudanças climáticas. Por isso a utilização do concreto nas rodovias. Essa diminuição é essencial para combater o fenômeno chamado “ilhas de calor”, concentrado em centros urbanos.

Chefe do escritório regional do IAT em Toledo, Volnei Bisognin ressalta que o projeto está em sintonia direta com as diretrizes ambientais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil tem metas ousadas para a redução do CO₂, estabelecidas nos acordos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) de 2024. E, mais uma vez, o Paraná sai na frente ao priorizar o concreto em ligações rodoviárias importantes do Estado”, destaca ele.

“Ao contrário da massa asfáltica, o concreto não leva petróleo, que é um dos responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, na sua composição. Assim, ecologicamente e economicamente, o concreto tem muito mais vantagens”, acrescenta Bisognin.

A instalação otimizada e a produção do concreto consomem menos recursos não-renováveis que o asfalto. Além disso, ao não levar petróleo na combinação, reduz significativamente a emissão de gás carbônico, impactando na melhoria da qualidade de vida da população.

Já na parte da instalação, o concreto também requer uma escavação mínima, diminuindo os custos de movimentação do solo e a produção de resíduos. Além disso, uma grande vantagem desse tipo de pavimento é que é possível reciclar o concreto.

Locais em que as pistas já foram feitas em concreto no Paraná

– Três lotes da revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco)

– Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário

– Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel

– Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (três lotes)

– Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná

– Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais

– Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira

– Corredor Metropolitano da Capital – Novo Contorno Sul de Curitiba.

Tags: contorno sulDestaquepavimentação em concreto

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