Estreando na literatura infantojuvenil, a autora e psicóloga Vânia Bruneli lança na noite desta sexta-feira, 16 maio, “A menina que veio de fora”. O livro tem ilustrações de Izabela Bombo, artista gráfica de obras como “INGÁ, a menina-canção” (de Nathan Milléo Gualda); e “[em] caixa”, de autoria da própria Iza.
O lançamento de “A menina que veio de fora” está marcado para ocorrer às 19h, no auditório Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), em Maringá. Estão todos convidados, com classificação livre.
Durante o evento, haverá distribuição gratuita de exemplares do livro. Além de um bate-papo com a autora e a ilustradora, mediado por Lúcia Cecília da Silva.
Viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Maringá (n 11.200/2020) – Prêmio Aniceto Matti, concedido pela Secretaria de Cultura (Semuc), a obra de Bruneli aborda o momento de transição da personagem, que sai de uma escola e vai para outra.
Em conversa com O Maringá, a escritora conta que é uma narrativa infantojuvenil, mas com temática universal. Trata de uma situação vivida por muitas pessoas, que é o início de uma nova jornada em um contexto diferente. “O livro retrata bem isso”, diz. Por isso, muita gente pode se identificar e se reconhecer na história contada em “A menina que veio de fora”.
Bruneli informa que o livro começou a ser produzido há quase dois anos, em junho de 2023. À época, ela vinha adiando seu processo de escrita, até que familiares e amigos começaram a “cobrar” e a perguntar quando começaria. “Colocar no papel as ideias que você tem é muito difícil”, analisa a autora, que costuma escrever na área da psicologia.
Assim, veio o “start” e ela deu início à escrita, trabalhando em cima de uma história que vinha sendo gestada em sua mente há muito tempo, mas que não havia conseguido materializar até aquele momento derradeiro.
“A menina que veio de fora” é a sua primeira experiência com a escrita literária para o público infantojuvenil.
Entrada de Iza no processo
A partir da indicação do escritor Pedro Moro, Vânia Bruneli chegou até o nome de Izabela Bombo, que estreou como autora solo em 2024 ao lançar “[em] caixa”. E Iza vem de uma trajetória elogiada como ilustradora, tendo colaborado com outros trabalhos, na ponte rodoviária Maringá/Londrina, além de clientes em outras cidades.
No caso de Vânia Bruneli, a parceria veio logo de cara diante do material escrito. “É difícil você não se identificar com o texto. Deu tudo certo. Foi contemplado [Prêmio Aniceto Matti]. A gente conseguiu caminhar junto”, recorda a artista gráfica.
Bruneli lembra que queria alguém que fizesse ilustrações na técnica da aquarela. Assim que conheceu o trabalho de Iza, teve certeza de que era a pessoa certa.
Nesse processo todo, Bruneli deu bastante liberdade para a interpretação visual de Iza, que pôde trabalhar com as referências da autora e as suas próprias. Inclusive, a ilustradora se inspirou em desenhos feitos por crianças que leram em primeira mão “A menina que veio de fora” na fase de gênese da narrativa, em impressão “caseira” do material.
“Algumas crianças, além de lerem e darem o ‘feedbak’, desenharam nos espaços que havia deixado”, diz a escritora. E mais alguns “rabiscos” feitos por Bruneli para os filhos. “A Iza conseguiu captar muito bem”, afirma a psicóloga, destacando que ficou um trabalho maravilhoso de imagens.
“Tem muitas informações, muitos detalhes no desenho da Iza, que eu não tinha percebido”, avalia, dizendo que, a cada dia que olhava o material, percebia um detalhe nos desenhos, nas cores. O livro tem uma história particular, conforme a autora, mas que pode tocar outras pessoas.
“A autora deixou explorar da minha forma e fazer realmente a minha leitura. Então, são dois trabalhos: o texto como ela imagina e a minha ilustração da forma como eu leio a obra da Vânia”, resume a artista. “Tem muita coisa de mim nesse livro, principalmente porque eu também me identifico com a história”, diz Iza.
Serviço
Lançamento de “A menina que veio de fora”
Sexta-feira, 16
19h
Entrada gratuita
CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514 – Zona 01)
Bate-papo com as autoras e distribuição de livros