O projeto Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional, lançado pelo Ministério da Saúde durante o segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, e retomado no governo atual para incentivar a produção e uso de plantas medicinais, chega a Maringá nesta sexta-feira, 1º de agosto, em uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Secretaria Municipal de Saúde.
O lançamento acontece às 14h30, no Teatro Calil Haddad, com a presença do diretor nacional da Itaipu, Enio Verri, prefeito Silvio Barros (PP) e do secretário de Saúde Antonio Carlos Nardi. Secretários de Saúde de municípios da região também deverão participar do evento.
A iniciativa reforça os benefícios do cultivo de plantas medicinais, da prescrição dessas plantas no Sistema Único de Saúde (SUS), do incentivo ao uso de plantas medicinais como prática complementar a tratamentos convencionais e da validação científica de substâncias com propriedades terapêuticas encontradas em diversas plantas. Além disso, reforça o papel da horta terapêutica, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Canção, como importante ação de promoção à saúde.
Para a prefeitura de Maringá, o projeto Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional representa a retomada do projeto Hora do Chá, que foi lançado em 2009, no segundo mandato do prefeito Silvio Barros, dentro do programa Maringá Saudável para orientar a população sobre o uso de plantas medicinais.
Veja também