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Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

Por Redação 2 O Maringá
12 de abril de 2025

Segundo o secretário de Saúde, Beto Preto, foi feito um levantamento rigoroso dos veículos que estão com os municípios, cedidos pelo Estado, e que agora serão efetivamente doados. Anteriormente o procedimento das doações de veículos chegava no máximo 15 carros por ano. A previsão é que o número de carros doados pela atual gestão chegue em 400.

O Brasil é o primeiro país a assumir o compromisso de incluir o tema “cultura oceânica” nos currículos escolares nacionais. A decisão foi oficializada por meio do Protocolo de Intenções, assinado durante a semana, com presença de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A assinatura ocorreu durante o Fórum Internacional Currículo Azul, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a pasta tem liderado ações como o Programa Escola Azul, que cria clubes de ciência, forma jovens embaixadores do oceano, promove expansão internacional da Olimpíada do Oceano, e articula rede de universidades comprometidas com a formação de professores.
 


Brasília (DF), 25/02/2025 - Ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), durante cerimônia de assinatura de parcerias para fortalecimento da produção e inovação de vacinas e biofármacos
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 25/02/2025 - Ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), durante cerimônia de assinatura de parcerias para fortalecimento da produção e inovação de vacinas e biofármacos
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, disse que o ministério tem promovido muitas ações relacionadas com o tema oceano.  Foto: Jose Cruz/Arquivo Agência Brasil

“O lançamento do Currículo Azul não é um ponto de partida, é a consolidação de um processo vivo, coletivo e comprometido com o futuro. É também um gesto de soberania e visão estratégica: um país que compreende a importância do oceano para o clima, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável está mais preparado para enfrentar os desafios do século 21”, disse a ministra.

O diretor-geral assistente da Unesco, Vidar Helgesen, destacou o protagonismo do Brasil com o lançamento federal do Currículo Azul. Para ele, é motivo de orgulho para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco.

“A liderança do Brasil reflete a nossa missão: unir governos e a comunidade científica na construção do ‘Oceano que Precisamos para o Futuro que Queremos’. E, como todos sabemos, só é possível alcançar esse futuro por meio da educação”, disse o diretor-geral.

>> Especialistas debatem proteção dos oceanos em congresso no Brasil

Outros representantes da Unesco também reforçaram o papel da educação em formar cidadãos conscientes da importância dos oceanos e da preservação deles.

“O Brasil é hoje uma referência global em educação oceânica. O Currículo Azul mostra que é possível transformar conhecimento científico em políticas públicas concretas, com participação de educadores, estudantes e comunidades. Essa é a essência da Década do Oceano: ação com base na ciência e na colaboração”, disse Francesca Santoro, oficial sênior de programas da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e coordenadora do Escritório de Coordenação da Década do Oceano da ONU sobre Conexões entre as Pessoas e o Oceano.

“O Currículo Azul nasce da escuta ativa e plural da sociedade brasileira. Durante as oficinas regionais para a Década do Oceano, realizadas em 2020 nas cinco regiões do país, a inclusão da Cultura Oceânica na educação foi apontada como prioridade por todos os grupos participantes. Esse passo é, portanto, uma resposta direta à voz do povo”, afirmou Ronaldo Christofoletti, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“É dar vida a um desejo coletivo de formar cidadãos que compreendam a importância do oceano para o Brasil e para a resiliência climática global. Ao mesmo tempo, representa um retorno à essência de um país que é, por geografia, história e cultura, profundamente ligado ao mar”, completou Christofoletti, que é co-presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da Unesco.

Fórum Currículo Azul


Fernando de Noronha (PE)
Fernando de Noronha (PE)

Golfinhos no mar de Fernando de Noronha, conscientização para manter um oceano saudável – Arquivo Agência Brasil

O Fórum Internacional Currículo Azul foi pensado para troca de experiências internacionais em educação e cultura oceânica. Com a defesa da resiliência climática, destacou a importância de relacionar ciência e políticas públicas. 

A mensagem principal é de que todas as áreas do conhecimento podem contribuir para aumentar a conscientização sobre a importância de um oceano saudável e uma sociedade resiliente diante das mudanças climáticas.

O evento abordou a formação de cidadãos informados e proativos para lidar com os novos desafios globais, que incluem questões como segurança alimentar, economia azul inclusiva e sustentável, diversidade de conhecimento e desenvolvimento sustentável.

Crédito arquivo Nacional EBC

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Tags: 1ºBrasilCulturacurrículoescolarimplantaroceânicaPaís

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