Por meio do Senai, instituição oferece cursos técnicos e rápidos alinhados às demandas da indústria no estado
A indústria está mudando rápido, e o mercado exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com as tecnologias que avançam na mesma velocidade. Para acompanhar essas transformações e atender às novas demandas do setor produtivo, o Sistema Fiep, por meio do Senai PR, tem investido em uma formação cada vez mais prática, conectada e com estrutura de ponta.
Tecnologia na prática desde a sala de aula
Entre os exemplos, está a Plataforma Smart 4.0, presente em diversas unidades do Senai pelo estado. Nos cursos técnicos, os alunos têm contato direto com sistemas de automação, conectividade industrial, sensores, robótica e Internet das Coisas (IoT). A formação ganha ritmo de realidade, simulando os mesmos processos que acontecem dentro das fábricas.
Mais chances de emprego com qualificação de verdade
Com esse modelo, o Senai aumenta a competitividade de mercado dos alunos formados. Jovens em busca do primeiro emprego, adultos que querem uma nova profissão ou trabalhadores da indústria que precisam se atualizar, saem com o currículo focado diretamente no que as empresas estão exigindo.

Uma das provas de que o modelo funciona vem dos próprios alunos. “Foi uma experiência nova para mim, pois nunca tinha trabalhado com um equipamento tão grande e com tecnologia tão próxima à indústria”, conta Erán Martínez Ramos, formado no Curso Técnico em Mecatrônica pelo Senai Paraná.
O que mais chamou sua atenção foi a integração dos módulos, que possibilita a conexão entre diferentes processos industriais. “A plataforma me ajudou muito a entender novas linguagens de programação, tanto industriais quanto web e como os dados do CLP podiam ser transferidos para uma página web, permitindo o monitoramento completo da fabricação e a detecção de erros”, explica.
Cursos com formação rápida e direcionada
Em pouco mais de um ano, é possível concluir uma formação completa em áreas como Mecatrônica, Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas e outras. São carreiras técnicas valorizadas pela indústria e com alta taxa de ocupação no mercado de trabalho.
Para quem quer aproveitar a nova fase da indústria e se destacar em um mercado cada vez mais tecnológico, o momento é agora. O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, está pronto para formar, qualificar e requalificar os profissionais com tecnologia de verdade e formação de ponta.Saiba mais em: sistemafiep.org.br/representa-industria