A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira, 6 outubro, uma caminhonete carregada de medicamentos e anabolizantes de origem estrangeira, sem documentação fiscal ou registro sanitário, em Maringá (PR).
Segundo informações, a ação ocorreu por volta das 7h40, durante uma operação de fiscalização de combate ao crime. A equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo VW/Amarok, que seguia sentido Cianorte/Maringá. “O condutor, no entanto, desobedeceu à ordem e fugiu em alta velocidade, gerando fundada suspeita de envolvimento em atividade ilícita”, diz a PRF.
Desse modo, os policiais iniciaram acompanhamento tático e, após perda momentânea do contato visual, localizaram a caminhonete abandonada sobre a faixa de rolamento, sem ocupantes. “Na vistoria, foi constatado que o veículo utilizava placa clonada de outro automóvel com as mesmas características, configurando adulteração de sinal identificador de veículo automotor, crime previsto no Código Penal”, afirma a PRF.
No interior do veículo, os PRFs encontraram diversos pacotes contendo medicamentos e anabolizantes, entre eles produtos para controle de diabetes, hormônios e outras substâncias controladas, proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A carga estava sem documentação legal, caracterizando, em tese, os crimes de contrabando e de importação de produtos proibidos pela vigilância sanitária.
Devido à quantidade e diversidade dos materiais, a Receita Federal do Brasil será responsável pela contagem e identificação formal da carga. O veículo e os produtos foram encaminhados ao órgão para os procedimentos legais.
As investigações estarão a cargo da polícia judiciária da União.