Considerado como um exemplo a ser seguido no atendimento a pacientes com coronavírus, o Hospital Universitário da UEL (HU/UEL) faz no próximo domingo (1), 50 anos de serviços prestados para pessoas de Londrina e região, além de outros estados. As celebrações iniciam hoje e vão até os próximos meses.
O HU/UEL é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento para indivíduos de aproximadamente 250 cidades do Paraná e de mais de 100 municípios de outros estados, de várias regiões do País, especialmente São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Como hospital-escola, trabalha empenhado na prática do ensino, pesquisa e extensão relacionadas à UEL.
O funcionamento começou em 1971, em imóvel cedido pela Sociedade Evangélica de Londrina, situado na esquina das ruas Pernambuco e Alagoas, lugar onde hoje funciona a Cohab-Londrina.
Devido os serviços prestados, projetos e pesquisas desenvolvidas, o hospital sempre manteve o pensamento em saúde pública. Dessa maneira, foi destaque pelo vanguardismo e originalidade em várias áreas da saúde. Um exemplo foi a realização do primeiro transplante de rim do Paraná, em 1973, adicionadas a outras cirurgias pioneiras.
Há pouco tempo, o HU/UEL foi o único hospital público paranaense a ganhar certificação total de conformidade em associação aos indicativos de organização, procedimento e administração de riscos no ambiente hospitalar, fornecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, também foi único a alcançar a classificação máxima da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.
A diretora superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, comemorou a conquista da certificação emitida pelo órgão federal. “Representa todo o trabalho para a oferta de um serviço de excelência, que há anos é prestado pelo Hospital Universitário”, afirmou.
O Hospital Universitário chega a 50 anos como referência estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade. Tem mais de 30 qualificações de alta complexidade em certificados concedidos pelo Ministério da Saúde.
Como hospital-escola, tem como parceiros professores, estudantes e residentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), isto é, medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e fisioterapia. Com isso, é posicionado com relevância nacional na capacitação profissional em todas os segmentos, visto que entre outros atos, oferece anualmente vagas em programas de residência, como residência médica, residência em enfermagem, residência em fisioterapia, residência multiprofissional.
Serviços de referência
Além de toda a habilitação técnica e de infraestrutura, o HU/UEL mantém serviços de referência no atendimento à população. Entre eles estão o ambulatório de especialidades, o centro de tratamento de queimaduras e o Hemocentro Regional de Londrina, que atende hospitais da 17ª Regional de Saúde, Telemedicina e Telesaúde, o Centro de Assistência Toxicológica, que concede assessoria e instrução em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. Entre outras atividades, estão também o banco de leite humano e a unidade neonatal, com evidência para o Método Canguru.
Comemoração dos 50 anos
A comemoração oficial do Jubileu de Ouro inicia hoje e segue nos próximos meses. São esperados entre outros atos, como o lançamento do novo logotipo do HU/UEL e do Selo HU 50 Anos, apresentação da série de vídeos Memória Viva do HU-UEL, culto ecumênico, veiculação de outdoors, inauguração do Memorial de Fotos Históricas, publicação de foto-livro Jubileu de Ouro, homenagens aos ex-superintendentes e um Evento Magno.