O espetáculo “Emaré – Terras de Areias Vermelhas” iniciou sua circulação pelo Paraná em 29 de setembro e, após passar por cinco cidades, encerra sua trajetória em Maringá. A apresentação acontece na quarta-feira, 5 de novembro, às 20h, no Teatro Barracão. O projeto é viabilizado pelo edital Multiartes, por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc. A sessão é gratuita, possui classificação livre e contará com intérprete de Libras.
Emaré é um espetáculo teatral que discute sobre a autonomia da nossa identidade e sobre os anseios de querer ser quem se é. A expressão corporal é o fio condutor para os questionamentos sobre si e sobre os enfrentamentos que temos ao lidar com nossas diferenças. A peça revela um discurso dramático coabitado pelo discurso poético, com poesias de Carlos Drummond de Andrade e os relatos pessoais e artísticos do elenco e direção.
O Núcleo de Pesquisa Teatral Pé Vermelho nasce com direção e dramaturgia de Guilherme Veneral, atuação de Bárbara Bittencourt e Matheus Ribeiro. A peça foi criada a partir de uma disciplina do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá em 2018 e foi o primeiro trabalho do núcleo. No início de 2019, o Núcleo levou “Emaré” para o Festival de Teatro de Curitiba, na mostra FRINGE, contando com três apresentações.
“Foi uma experiência incrível levar Emaré para outras cidades. Em cada lugar, o público nos recebeu com um carinho imenso e saía visivelmente tocado pelo que acontecia no palco. É emocionante ver como essa história encontra eco em tantas pessoas diferentes”, comenta o diretor e dramaturgo Guilherme Veneral.
A sinopse diz que, na história, após a suposta chegada de novos habitantes, Sebastião e Margarida questionam-se sobre as chances que tiveram de deixar a ilha de Emaré. Suas verdades, antes fixas e enrijecidas, agora dão espaço ao questionamento: como eu cheguei até aqui? Um lampejo de consciência surge no espaço e memórias são revisitadas, gerando um atrito entre esses dois habitantes da ilha. Mas a vida não para: as memórias e verdades se tornam areia entre os dedos, e o ciclo inclina-se a se repetir. Até que algo aponte o caminho para a mudança, eles devem decidir se vão modificar ou permanecer na própria história.
O projeto passou por São Jorge do Ivaí, Campo Mourão, Astorga e Cruzeiro do Oeste.

Para prestigiar as apresentações, basta comparecer aos locais em cada cidade. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.
Todas as informações podem ser conferidas no perfil do espetáculo no Instagram: https://www.instagram.com/espetaculoemare/
SERVIÇO
Maringá – Última apresentação
05 de novembro às 20h
Teatro Barracão Paulo Mantovani
Praça Professora Nadir Cancian, S/n – Zona 7, Maringá – PR
Classificação livre
Entrada gratuita
Ficha técnica
Direção: Guilherme Veneral
Elenco: Bárbara Bittencourt e Matheus Ribeiro
Produção: Guilherme Veneral e Bárbara Bittencourt
Autoria: Guilherme Veneral, Fran Dias, Matheus Ribeiro e Bárbara Bittencourt
Trilha Sonora: Nicholas Emmanuel
Identidade visual: Naju Campos
Figurino: Jo Serbai
Intérprete de libras: Renan Parma
Operação de luz: Victor Lovato
Operação de som: Nicholas Emmanuel
Assessoria de imprensa: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Comunicação: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Fotos e vídeos: Erick Costa Domingos
“PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL”.
Por: Assessoria de Imprensa
Fernando Souza | Maringaense Cultural
(44) 9 9116-1783








