Realizada de maneira pioneira em 1984, a 1ª Mostra Paranaense da Paisagem volta à cena em exposição promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, no Teatro Calil Haddad.
A mostra traz as 11 obras premiadas naquele ano, e que hoje integram o acervo do município.
A visitação é gratuita ao Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes, que fica no Calil, e pode ser feita até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também há opção de visitas guiadas, mediante agendamento prévio para grupos.
Segundo informações, a 1ª Mostra Paranaense da Paisagem foi realizada entre 21 de setembro e 14 de outubro de 1984. A ação foi promovida pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), em parceria com a então Secretaria de Cultura e Esporte de Maringá. O evento reuniu 67 artistas e 201 obras de diversas regiões do Paraná. Entre os participantes locais estavam estavam Ignês Delfes, Massayuki Seko, Tania Facci e Valdir Casagrande, evidenciando a força e a relevância do cenário artístico maringaense desde aquele período.
A curadoria da Mostra foi realizada pelo setor do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura e assinada pelo servidor Hagá Galvão, que propõe uma leitura histórica e afetiva sobre o evento e seu legado artístico. “Essas obras ajudam a entender como a paisagem moldou o olhar dos artistas daquele período e continuam inspirando novas gerações”, destaca Galvão, via PMM.
Serviço
Exposição das obra premiadas na 1ª Mostra Paranaense da Paisagem, de 1984
Até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Sala de Exposições Históricas e Sala de Exposições Artísticas do Museu de História e Arte Helénton Borba Cortes (Complexo do Teatro Calil Haddad, na Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500)
Entrada: gratuita
Visita Guiada: Mediante agendamento prévio para grupos, por meio dos telefones: (44) 3218-6120 / 3218-6121 / 3218-6122 / 3218-6128.
Com informações de PMM








