Sob o tema “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano” (O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram), o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil movimenta as unidades do Sesc Paraná com clássicos e filmes inéditos, que serão exibidos de 10 a 20 de novembro de 2025.
A programação será exibida gratuitamente em 11 unidades do Sesc PR, distribuídas por 10 cidades: Pato Branco, Curitiba (Sesc Paço da Liberdade e Sesc Centro), Medianeira, Maringá, Caiobá, Arapongas, Ponta Grossa (Sesc Estação Saudade), Londrina (Sesc Cadeião), Cascavel (Sesc Cascavel Hotel Fazenda) e Foz do Iguaçu.
A iniciativa é realizada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em parceria com a Embaixada da Itália, reforçando os laços culturais entre Brasil e Itália e proporcionando ao público uma imersão na riqueza e diversidade do cinema italiano.
O evento cria uma ponte cultural entre Itália e Brasil, celebrando 20 anos de história e prestando tributo aos mestres de ontem e de hoje, representantes de uma das cinematografias mais influentes do mundo, capaz de moldar linguagens, estéticas e visões.
Em Maringá, o Sesc exibe hoje, quarta-feira, 12 novembro, o clássico “Ladri di Biciclette” (“Ladrões de Bicicleta”, título mais conhecido no Brasil), às 19h. Entrada gratuita e classificação: 14 anos.
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos do neorrealismo italiano, o filme retrata a dura realidade da Itália no pós-guerra, explorando temas como pobreza, dignidade e sobrevivência. Acompanhamos Antonio, um pai desempregado que finalmente consegue um trabalho colando cartazes, mas depende de sua bicicleta para trabalhar. Quando sua bicicleta é roubada, ele e seu filho pequeno percorrem Roma em uma busca desesperada para recuperá-la. Com atores não profissionais e uma narrativa simples porém profundamente comovente, Vittorio De Sica cria um retrato intenso da fragilidade humana e da luta por respeito e dignidade em meio às adversidades sociais.
“Ladri di Biciclette” (1948, 89 min.) tem direção de Vittorio De Sica.
O Sesc Maringá fica na Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7.
Le Assaggiatrici
Já no dia 19 de novembro, o Festival continua no Sesc Maringá com “Le Assaggiatrici” (As Provadoras de Hitler) às 19h. A sessão é com entrada gratuita e classificação de 14 anos.
Inspirado no romance homônimo de Rosella Postorino, o filme narra a história de um grupo de mulheres forçadas a provar a comida de Hitler para garantir que não estivesse envenenada. No centro, a jovem Rosa encontra-se dividida entre o medo, a sobrevivência e uma inesperada amizade entre as provadoras. Uma história sobre resistência, silêncio e solidariedade feminina em tempos sombrios. O filme obteve três indicações e ganhou um prêmio do Nastri d’Argento.
“Le Assaggiatrici” (2025, 123 min.) é um drama com direção de Silvio Soldini. Elenco: Elisa Schlott, Max Riemelt, Alma Hasun, Emma Falck, Olga von Luckwald, Thea Rasche, Berit Vander, Kriemhild Hamann.








