O fato de Maringá ter sido reconhecida como uma das cidades mais avançadas na vacinação contra a covid19, o que levou o prefeito Ulisses Maia (PSD) a ser entrevistado ou citado por importantes órgãos da imprensa nacional, causou ciúmes e disto veio um boicote por iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde.
Primeiro o avanço de Maringá causou discussão entre prefeitos da região, que acharam que Maringá estaria recebendo vacinas a mais, e depois o próprio Estado decidiu pelo boicote.
Esta é a compreensão do prefeito Maia e de muitas pessoas que estão percebendo que a cidade deixou de receber as doses a que tem direito a fim de retardar a vacinação, tirando de Maringá a celeridade que vinha conseguindo na campanha nacional contra a covid.
A irritação aumentou depois que soube-se que o próprio secretário de Saúde do Paraná, o médico Beto Preto, teria comentando que promoveria a redução de doses para que Maringá retardasse sua vacinação.
Neste sábado, quando nova remessa de vacina chegou à 15ª. Regional de Saúde e constatou-se que Maringá receberia menos de um terço do total, embora sua população equivale a mais da metade dos moradores da área da 15ª. RS, o prefeito Ulisses Maia publicou em suas redes sociais o seguinte desabafo:
“Desde que Maringá avançou na vacinação, por eficiência e não por receber doses a mais, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná vem boicotando a cidade. Ontem chegaram para Maringá 3.798 doses, o que equivale a 30% do que chegou para a regional, sendo que Maringá tem mais de 50% da população da regional. Provando o boicote. É lamentável. As novas doses (5.728) que ainda receberemos também corresponde a 38%. Mais uma retenção indevida de vacinas para Maringá. Estamos tomando todas as providências para que a Secretaria Estadual faça a distribuição proporcional do que recebe do Ministério da Saúde. A população pode ter certeza de que estou fazendo tudo e farei muito mais para não permitir essa discriminação com as pessoas de nossa cidade”.
A Secretaria da Saúde do Paraná deve se manifestar ainda neste domingo se há mesmo um boicote contra Maringá ou se é só uma sensação do prefeito e dos maringaenses.