Vários leitores entraram em contato com a nossa redação para informar sobre o aparecimento de ‘formigas gigantes’ em vários bairros de Maringá na terça-feira (5), na Vila Morangueira, Zona 5, Parque das Laranjeiras, entre outros. Os moradores ficaram surpresos e preocupados com o tamanho do inseto, que poderia ser ‘venenoso’.
O biólogo da Prefeitura de Maringá, Rogério Lima, informou que são tanajuras, formigas que estão em período de acasalamento e o fenômeno acontece depois de um período de chuva. “As formigas fazem isso depois de um período de chuva e depois sol, pois o solo está úmido. Elas saem para fazer o voo nupcial para se acasalar, e são formigas que adquiriram asas nesse período, e depois cada uma retorna para fazer o seu formigueiro”, explicou.
Segundo Lima, esse é um evento muito comum: “Isso acontece exatamente nesse período mesmo, pós chuva e sol e muitas morrem, pois não conseguem atingir o acasalamento. E não há risco nenhum para população, esclareceu.
Curiosidade
Também conhecida como “Içá”, a formiga tanajura compõe a espécie saúva, do gênero Atta Sexdens, formigas-cortadeiras e em algumas regiões do Brasil é uma iguaria consumida por adultos e crianças, sendo uma herança das tribos indígenas para a culinária brasileira.