Na última segunda-feira (25) esteve presente em nossa redação o superintendente geral de apoio aos municípios, Ricardo Maia, que representa o governador Ratinho Junior no relacionamento com as prefeituras, terceiro setor e que está levantando as necessidades da população de todos os 399 municípios do Paraná. “A intenção do governador Ratinho Junior é ouvir a comunidade local nas reivindicações, nas necessidades locais, que é o meu papel, e nós levamos para que o Governo do Estado possa aperfeiçoar o orçamento de acordo com as necessidades das cidades, ou seja, para que as decisões tomadas na capital do Estado junto às secretarias sejam baseadas naquilo que os municípios realmente necessitam”, ressaltou Maia.
Ele reforçou a importância do relacionamento com o cidadão e as prefeituras que vão potencializar ainda mais o crescimento econômico no Paraná com a retomada dos eventos e do turismo em geral, como o religioso e ecoturismo. “Fazemos reuniões com os prefeitos, terceiro setor e administração municipal para registrar as reivindicações de cada região do Estado do Paraná e cada uma delas tem a sua peculiaridade”, disse.
“E o apoio aos municípios é o que precisamos hoje, pois se o município vai bem, o cidadão vai bem, e o Paraná também”, complementou Maia.
O superintendente explicou sobre o projeto de “Apoio aos metropolitanos”, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, com o objetivo de tornar as cidades de Maringá e Londrina, assim como em Curitiba, para a integração socioeconômica, de logística, de transporte coletivo, entre outras.
Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Loanda, Ivaiporã, Maringá, Astorga e Porecatu foram alguns dos municípios visitados nas últimas semanas. Segundo Maia, a Superintendência está trabalhando fortemente no desenvolvimento do turismo que é uma fonte de geração de empregos e renda para fomentar a economia dos municípios. “E o foco do nosso Governo hoje é apoiar cursos de qualificação profissional para melhorar ainda mais a mão de obra para o preenchimento das vagas que são oferecidas nos municípios”, informou.
O superintendente Maia também está realizando reuniões com as prefeituras, juntamente com as regionais de saúde para a retomada de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas: “Foram quase 20 meses que esse serviço ficou represado devido à pandemia e agora não dá mais para continuar assim, temos que realizar um processo de recuperação com a união dos prefeitos, municípios e regionais de saúde de cada região, com a realização de mutirões da saúde para conseguir recuperar, por exemplo cirurgias de catarata, ortopedia, oncologia, etc”, completou.
Obs: reportagem atualizada no dia 1º de novembro de 2021 às 09h05.