O apagão nos aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram ocorreu no dia 4 de outubro deste ano, deixando muitos usuários sem os serviços por aproximadamente seis horas, não apenas pessoas físicas como também empresas. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas e as redes sociais ficaram fora do ar por instabilidade a partir das 12h30 com o restabelecimento das atividades em torno das 19h do mesmo dia.
A Meta (antiga Facebook Brasil) recebeu notificação do Procon-SP no dia seguinte, solicitando informações sobre o motivo do apagão, alegando que muitos consumidores foram prejudicados pela falha na prestação de serviços. Já neste final de semana o caso voltou a ser divulgado, pois o órgão multou a companhia em mais de R$ 11 milhões, de acordo com sanção do Código de Defesa do Consumidor, porém a empresa pode recorrer da decisão.
Segundo nota da Meta, a empresa investe em tecnologia e pessoas para manter seus serviços gratuitos e funcionando, e para tornar os seus sistemas cada vez mais resilientes. “Apresentaremos nossa defesa e confiamos que nossos esclarecimentos serão acolhidos pelo Procon-SP”, completou.