Uma adolescente de 13 anos foi internada na noite de segunda-feira, 26, em um hospital de Umuarama depois de ter sido picada por uma cobra cascavel no quintal da casa em que mora, no Conjunto Habitacional Sonho Meu, em Umuarama.
Primeiro a menina foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal e, em seguida, transferida para o Norospar, onde foi feita a a administração de soro anticrotálico (SAC), conforme os protocolos clínicos para esse tipo de ocorrência.
Nesta terça-feira foi informado que o estado de saúde da paciente é estável, mas não havia previsão de alta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a captura da cobra, mas não foi informado se o animal foi encontrado.
Perigo maior no verão
A Secretaria de Saúde do Paraná tem feito alertas sobre os riscos de acidentes com cobras, escorpiões, aranhas e outros animais nesta época do ano, em que a combinação de calor e umidade favorece maior atividade desses animais.
Sendo as cobras animais ectotérmicos (de “sangue frio”), elas dependem da temperatura ambiente para regular suas funções metabólicas, como digestão, reprodução e caça.
Em dias de muito calor, as cobras procuram locais frescos e úmidos, como debaixo de entulhos, em vegetação alta, ou até mesmo dentro de residências, garagens e varandas, aumentando a chance de encontros inesperados.
Por que o risco aumenta no calor
- Aumento da atividade:Temperaturas mais altas ativam o metabolismo das cobras, fazendo com que saiam mais frequentemente para buscar alimento e parceiros para acasalamento.
- Busca por abrigo:Em dias de calor extremo, as cobras procuram locais mais frescos e úmidos, o que pode levá-las a áreas sombreadas em quintais, varandas, e até mesmo dentro de residências, aumentando a chance de contato com humanos.
- Período de reprodução:O verão e a primavera coincidem com a época de reprodução de muitas espécies, resultando em maior movimentação e, consequentemente, mais acidentes.
- Busca por alimento:A maior atividade de suas presas (roedores, anfíbios, etc.) no verão também atrai as cobras para áreas onde há disponibilidade de alimento.
Medidas de prevenção
Para reduzir o risco de encontros com cobras durante o calor:
- Mantenha a limpeza:Evite acumular entulho, lixo ou materiais de construção em quintais e jardins, pois servem de abrigo para cobras e suas presas.
- Cuide do jardim:Mantenha a grama sempre cortada e evite vegetação alta próxima às casas.
- Proteja sua casa:Vede frestas e buracos em muros, paredes e pisos, e use telas em ralos e janelas.
- Tenha cuidado ao manusear materiais:Use luvas e botas de proteção ao trabalhar em áreas rurais, jardins ou ao mover pilhas de madeira e entulho.
- Eduque a família:Ensine crianças a não se aproximarem, tocarem ou provocarem cobras que encontrarem.
O que fazer em caso de acidente
Em caso de picada de cobra, a ação rápida é crucial.
- Lave o local da picadacom água e sabão.
- Mantenha a vítima calma e deitada,na posição mais confortável possível, e o membro picado elevado, se não for causar mais dor.
- Remova anéis, pulseiras e roupas apertadasque possam garrotear o local devido ao inchaço.
- Vá imediatamenteao hospital ou serviço de saúde mais próximo.
Para obter orientações detalhadas sobre primeiros socorros e localização de centros de saúde próximos, você pode consultar as diretrizes do Ministério da Saúde ou entrar em contato com o SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193).
Veja também
- Paraná aposta no biometano e estrutura mercado e rodovias para atender frotas pesadas
- Corrida Colorida, onde a diversão é mais importante do que a vitória, abre inscrições


