Está acontecendo nesta quarta-feira, 4, no Parque de Exposições, a Jornada Interdisciplinar, que marca o início do ano letivo em Maringá. Com tema “Todos em cena> unidade educacional como espaço de encontros e encantos”, o evento da Secretaria de Educação deve reunir cerca de 7 mil servidores ligados à educação municipal.
A Jornada Interdisciplinar reunirá profissionais do magistério, administrativos, operacionais, motoristas e demais equipes de apoio que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. “É um momento fundamental para iniciarmos o ano letivo com vínculos fortalecidos e preparados para construção diária de um ambiente escolar acolhedor e que proporcione oportunidades aos nossos estudantes. Todos juntos vamos caminhar com foco na melhoria contínua da aprendizagem e na construção da escola como espaço de pertencimento”, ressalta a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Palestrantes referências
A programação de palestras reúne especialistas para debater inclusão, equidade e o papel da escola na formação dos estudantes. O neuropediatra Carlos Gadia, referência internacional em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodesenvolvimento, e a educadora Ana Kafa, especialista em inclusão, neurodiversidade e neuroeducação, conduzirão a palestra “Todos cabem no chão da escola: inclusão real, neurodiversidade e o professor como transformador de trajetórias”, com foco em práticas pedagógicas inclusivas e no papel dos servidores na transformação de percursos escolares.
O doutor em Educação Carlos Eduardo Sanches ministrará a palestra “Como aprendizagem com equidade impacta a arrecadação da Prefeitura e a receita da Educação”, abordando a relação entre qualidade da aprendizagem, equidade e os reflexos nos indicadores que influenciam o financiamento educacional. Encerrando a programação, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta “Ver além do diagnóstico: a escola como espaço de pertencimento”, propondo uma reflexão sobre a escola como ambiente de acolhimento, pertencimento e desenvolvimento integral dos estudantes, para além de rótulos e diagnósticos.
A programação das palestras é igual nos dois períodos. No período da manhã, participarão professores e educadores que atuam de manhã nas unidades escolares; professores PSS que atuam nas escolas, auxiliares operacionais, cuidadores, atendentes, diretores, orientadores e nutricionistas. No período da tarde, participam os professores e educadores que atuam à tarde nas unidades, professores PSS que atuam nos Cmeis, supervisores, secretários, motoristas, psicólogos e profissionais dos Centros de Educação Infantil privados e que são conveniados ao município.
Confira a programação:
Período da manhã – Abertura: 7h45
Período da tarde – Abertura 13h15
Palestra 1 – 8h às 9h15 (período da manhã) e das 13h30 às 14h30 (período da tarde)
Tema: Todos cabem no chão da escola: inclusão real, neurodiversidade e o professor como transformador de trajetórias.

Palestrantes: Dr. Carlos Gadia: Neuropediatra – Referência internacional em Transtorno do Espectro Autista e Neurodesenvolvimento e Profª Ana Kafa Educadora – Especialista em Inclusão, Neurodiversidade e Formação, Docente pedagoga e mestre em Educação. Especialista em Neuroeducação, Inclusão Escolar e Desenvolvimento Humano. Pesquisadora de práticas pedagógicas inovadoras e currículos inclusivos.
Palestra 2 – 9h20 às 10h (período da manhã) e das 14h35 às 15h30 (período da tarde)
Tema: Como aprendizagem com equidade impactam a arrecadação da Prefeitura e a receita da Educação

Palestrante: Carlos Eduardo Sanches – Doutor em Educação pela UFPR. Foi secretário de educação de Castro – PR, presidente da Undime Nacional e do Conselho Nacional do Fundeb e, também, conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Paraná. Atualmente é especialista sênior e líder de projetos na Diretoria de Gestão e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e consultor técnico do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). Também é professor em cursos de pós-graduação, pesquisador e autor de publicações. Fundou e é Diretor da C. E. Sanches Assessoria e Consultoria que atua junto a governos estaduais, prefeituras, institutos, fundações e órgãos de controle e fiscalização.
Palestra 3 – 10h05 às 11h30 (período da manhã) e das 15h35 às 17h (período da tarde)
Tema: Ver Além do Diagnóstico: A Escola como Espaço de Pertencimento
Palestrante: Ana Beatriz Barbosa Silva – Psiquiatra, palestrante e escritora brasileira. Estudou e se formou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2009, dois de seus livros estavam entre os mais vendidos no Brasil na categoria “não ficção”.
Veja também


