Na última sexta-feira (10) os sites do Governo do Paraná sofreram ataque hacker e ficaram indisponíveis durante períodos alterados, sendo identificados pela Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Dentre os sites indisponíveis estão a página oficial de notícias do Estado, Agência Estadual de Notícias e também os portais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Polícia Civil do Paraná (PCPR). E nesta segunda-feira (13) o episódio se repete e as causas estão sendo apuradas. A mensagem que aparece para quem tenta acessar as informações é o código de erro 502 (bad gateway), indicando problema de acesso.
Em nota, a Celepar confirmou o problema nos sites do Governo do Estado e disse tratar de casos pontuais, sem previsão de restabelecimento integral dos serviços.
A mesma situação ocorreu com o banco de dados do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSus na madrugada de sexta-feira (10), que foram invadidos por hackers e o processo de recuperação das informações referentes aos registros de vacinação contra o coronavírus foram concluídas somente no domingo (12), porém algumas informações ainda não estão disponíveis.
Segundo investigações da Polícia Federal, o ataque hacker atingiu mais de 20 órgãos do Governo Federal e a suspeita seria de uma falha no sistema de segurança do armazenamento que possibilitou o ataque.