A primeira pesquisa de material escolar de 2022, realizada pela Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) foi divulgada nesta segunda-feira (17), indicando uma diferença de até 1.185% entre produtos e no geral a média ficou em 99,75%. Esses números foram registrados mediante a observação dos preços de 90 itens escolares em seis livrarias diferentes da cidade.
Dentre os produtos com maior variação de preços está o dicionário da língua portuguesa que foi encontrado a R$ 4,90 em um estabelecimento, chegando até o valor de R$ 63 em outro. “Ficou bem claro que as famílias precisam pesquisar muito antes de realizar as compras. Temos variação significativa nos preços”, disse a coordenadora do Procon, Patrícia Parra. Ela ressaltou também a importância de analisar bem o produto, para ver se a qualidade do mesmo justifica o preço.
Outras ações do Procon serão feitas nos próximos dias para vistoriar bancos, postos de combustíveis, supermercados, etc. Além de operações integradas com secretarias municipais e forças de segurança da cidade.